Feira de troca de sementes e mudas acontece nesta sexta-feira(31) em Tefé

Acontece nesta sexta-feira(31) a I Feira de Troca de Sementes e Mudas Nativas em Tefé. O evento ocorrerá na praça Remanso do Boto, a partir das 13h e objetiva trazer ao debate a importância da preservação de sementes e mudas nativas, como forma de garantir a diversidade local de espécies vegetais, tanto alimentícias, madeireiras e medicinais.

A programação contará com a socialização para a troca de sementes e mudas, mas também roda de conversa, e uma palestra falando da prática de guardar sementes como resistência cultural e também como organizar um banco de sementes.

A realização da atividade partiu da articulação de instituições locais, UEA, Instituto Mamirauá, ICMBio, Prefeitura de Tefé, manejadores florestais, comunitários/as da região de Tefé e de Unidades de Conservação, FLONA Tefé, RDS Mamirauá e RDS Amanã. Contando com o apoio de demais entidades, APAFE, IFAM e agricultores organizados na Feira da Agricultura Familiar.

No mesmo dia, chamando atenção para a necessidade de ter acesso a alimentos produzidos sem veneno, a UEA estará organizando a I Feira de Produtos Orgânicos do CEST, onde haverá a venda de produtos produzidos por mulheres da FLONA Tefé, a partir das 09:00 no campus. Essa iniciativa faz parte de projeto de extensão realizado pela universidade de fortalecimento de iniciativas em agroecologia, economia solidária e empoderamento de mulheres agricultoras.

A iniciativa contará com quatro edições, iniciado em agosto e finalizando em novembro. A união de agendas tem como propósito fortalecer a discussão dessas temáticas e abranger um maior número de interessados.

Por Ana Paula Blenk/Portal Tefé News