Para impulsionar o desenvolvimento econômico local, a Prefeitura de Tefé assinou o termo de adesão à execução do Cidade Empreendedora 2024, na quarta-feira (14), com isso, o programa executado pelo SEBRAE Amazonas atuará em diversos eixos fundamentais para o crescimento sustentável, como Educação Empreendedora, Desburocratização e incentivo à inovação.
De acordo com o DataSebrae, o município de Tefé possui 6,3 mil pequenos negócios. A plataforma também aponta que quem mais gerou emprego foram as micro e pequenas empresas, elas foram responsáveis por 95,3% do saldo de empregos em 2022, acima da média do estado que foi de 75%.
Para o prefeito municipal Nicson Marreira Lima, Tefé já é uma cidade empreendedora, então o programa atuará no fortalecimento dos empreendedores e empreendimentos locais. “Tefé Cidade Empreendedora não é apenas um slogan; é a narrativa vibrante de uma cidade que se destaca na Amazônia”, afirma o prefeito.
Com a execução do Programa o município tem a estratégia de fortalecer sua economia, criar oportunidades de negócios e incentivar o surgimento de novas ideias empreendedoras, assim pontua o titular da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Marcus Lúcio de Sousa. “O programa não apenas vai fortalecer a economia, mas também irá fomentar iniciativas empreendedoras em todos os cantos da cidade. É um compromisso sólido com um futuro próspero, onde o empreendedorismo se torna a força motriz do desenvolvimento econômico local”, afirma o secretário.
Tefé é o quinto município a aderir ao programa para 2024, Manicoré, Atalaia do Norte, Presidente Figueiredo e Envira também assinaram ao termo de adesão, os últimos três municípios já executaram o Cidade Empreendedora no ciclo 2023 e, com o sucesso das ações, renovaram o contrato para o próximo ano. O Cidade Empreendedora é um programa estruturado em 10 eixos estratégicos, com uma das principais características o mapeamento de demandas e soluções específicas para cada município.
Adesão ao Ciclo 2024 – A chamada para o Cidade Empreendedora está aberta até o dia 20 de dezembro de 2023. Entre os critérios de participação as prefeituras precisam estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; ter aderência aos eixos temáticos trabalhados pelo programa e preencher todos os itens do formulário de inscrição e manifestação de interesse. Para as prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), através dos contatos (92) 98560 0789, (92) 98634 4355 ou pelos e-mails jose.fonseca
*Com informações da assessoria