Mutirão de atendimentos da Defensoria Pública chega a Caiambé e comunidades adjacentes

Fotos: Franklin Pantoja/Semcom

Na segunda-feira (15/01), teve início um importante mutirão de atendimentos promovido pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, em parceria com diversas instituições, para beneficiar os moradores do Distrito de Caiambé e comunidades vizinhas. O evento, realizado em colaboração com a prefeitura de Tefé, Programa de Atendimento ao Cidadão (PAC), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), visa levar serviços essenciais diretamente aos cidadãos que muitas vezes enfrentam desafios de acesso à justiça.

O mutirão acontecerá na Escola Municipal Esther Lima, das 8h às 12h, até sexta-feira, dia 19 de janeiro. Os serviços oferecidos incluem Ações de Alimentos, Divórcio, União Estável, Solicitação de segunda via de Certidão de Nascimento, Retificação de Registro Civil, Registro Tardio de Óbito, Ações de Guarda entre pais, Carteira de Trabalho, 1° e 2° via do Registro de identidade (RG) e a nova Carteira de Identidade Nacional (C.I.N).

Os Defensores Públicos responsáveis pela coordenação do mutirão, Dr. Pedro Henrique Pereira Paiva e Dra. Ana Sofia Cavalcante Pinheiro, destacam a relevância dessa iniciativa para as comunidades atendidas. “A Defensoria Pública é uma Instituição essencial para garantir o acesso à justiça para aquelas pessoas que não têm condições de pagar um advogado particular. Uma ação como essa aproxima cada vez mais da sua função Institucional e daquelas pessoas que precisam dela, já que o Caiambé é uma comunidade distante da sede do município”, afirmou Dra. Ana Sofia.

A ação visa promover a cidadania e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, contribuindo para a resolução de questões jurídicas de forma eficaz e gratuita. A comunidade é convidada a participar ativamente, aproveitando a presença dos profissionais qualificados e dos serviços oferecidos pelos órgãos envolvidos.