A Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (SEMSA) está intensificando as ações de saúde, voltadas aos homens durante todo o mês de novembro, por meio da Campanha Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata, o “Novembro Azul”. Objetivando conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças sérias como os cânceres de próstata, de pênis e de boca, foi realizado, na quarta-feira, dia 16, o “dia D” da Campanha, na Policlínica Santa Teresa. Homens a partir de 40 anos, ou com idade menor que 40 que tenham histórico de câncer na família, podem se dirigir à Policlínica que está localizada no centro da cidade, até sábado (19), das 07h às 11h e das 13h às 17h, tendo em mãos o Cartão SUS, CPF, RG e Cartão de Vacina.
Além de receber informações sobre prevenção do câncer de próstata e outras doenças, os pacientes também são alertados sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, através do “Programa Nacional de Controle ao Tabagismo” (PNCT). Os atendimentos disponibilizam ainda, a solicitação do exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata), a fim de detectar precocemente alterações da próstata, além da intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal.
“Este é um câncer que tem 90% de chance de cura quando diagnosticado de maneira precoce, o que torna mais importante ainda a prevenção e ações como essa do Novembro Azul”, pontuou o médico urologista Francisco Batista de Almeida.
Durante todo o mês, todas as unidades de saúde do município estão realizando ações alusivas à campanha que incluem palestras, exames, consultas, testes rápidos e horários estendidos até às 20h. “O principal objetivo da campanha é trabalhar a saúde integral do homem, trazendo-os, aos serviços de saúde, para prevenção desses agravos e também chamar atenção em relação ao autocuidado. A ideia é ofertar acesso e acolhimento aos homens nos serviços de saúde”, destacou a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Larissa Marjorie.
Lázaro Roberto Gualberto, de 67 anos, afirma que há um ano participa da campanha do Novembro Azul e aproveita a oportunidade para cuidar da saúde. “É muito bom, pois recebemos orientações importantes acerca da prevenção dos cânceres de próstata, de pênis e também outras doenças, e ainda fazemos exames e consultas com o urologista. Se tiver algum problema, a gente descobre logo e trata”, finalizou. O evento conta com a participação das coordenações da Atenção Básica, CGTES, Laboratório, CEREST, CTA, profissionais da UBS São Francisco (Estrada da Emade) e os Programas de Tuberculose e PNCT.
*Com informações da assessoria