O3B e Ozônio inovam com banda larga via satélite de alta performance em Tefé, no Amazonas

oz-e-03b

Localizada a 500 km da capital Manaus, Tefé é uma cidade no interior da Amazônia com mais de 60 mil habitantes que sempre sofreu com o isolamento em pleno século 21. A realidade das empresas e moradores da região, porém, já começou a mudar com a chegada da O3b Networks. A O3b entra no mercado brasileiro inovando, ao trazer para o país a tecnologia “Fiber in the Sky” com modelo de Backhaul Sharing. Isso significa que a empresa oferece toda a infraestrutura necessária às operadoras de celular, aos provedores locais e ao governo para desfrutar de um link via satélite com a qualidade de fibra óptica (alta velocidade e baixa latência ou tempo de resposta), viabilizando aplicações e conectividade 3G e 4G/LTE de alta performance.

O serviço está disponível para os mercados residencial, corporativo e governamental. A solução é oferecida em parceria com seu distribuidor regional (Ozônio), que também investiu na infraestrutura necessária para viabilizar o modelo.

Nossa tecnologia proporciona a uma região remota conectividade com a mesma alta qualidade de um grande centro urbano. Queremos levar aos cidadãos de Tefé, bem como ao de muitas outras cidades de semelhante perfil no Brasil, a capacidade de acesso ao mesmo tipo de conexão encontrada em cidades como Rio ou São Paulo”, destaca Sandro Barros, diretor geral da O3b Networks no Brasil, acrescentando ainda que o país apresenta grande potencial de mercado para a empresa. “Toda cidade com dificuldade  de conexão de  fibra óptica é um potencial mercado para O3b”.

A solução está ativa na cidade de Tefé desde o início de junho e tem agradado a vários segmentos do mercado local. Nesta quarta-feira (29/06), em um evento na Universidade do Amazonas, em Tefé, a O3b fará o lançamento oficial e apresentará sua tecnologia às empresas, ao governo e aos provedores  locais. O modelo O3b proposto baseia-se no conceito pay as you grow pelo qual a operadora ou provedor de internet compra a quantidade de megabits por segundo que precisa e pode ir ajustando a contratação de acordo com a necessidade, pagando um valor mensal. A solução O3b  possui escalabilidade  para crescer para a ordem de centenas ou mesmo milhares de Mbps, sempre com um baixo tempo de resposta (latência).

O acesso à tecnologia “Fiber in the Sky” da O3b vai gerar muito desenvolvimento para a região e uma verdadeira inclusão digital. A região ainda é muito carente de conectividade“, prevê Adriano Vargas Vieira, diretor comercial da Ozônio.

 Tecnologia O3b

Até 2018, a O3b Networks adicionará mais oito satélites a sua constelação própria, que hoje já contempla 12 satélites. Além de Tefé, outras cidades localizadas em áreas remotas e com significativa densidade populacional no país também estão na mira da empresa. Em geral, são locais onde a qualidade do serviço é precária ou inexistente.

Os satélites da O3b Networks ficam localizados a uma distância de 8 mil km da Terra e por estarem mais próximos que os satélites fixos tradicionais (geoestacionários que ficam a 36 mil km da Terra), são mais adequados para os serviços de voz e internet, oferecendo menor latência (tempo de resposta) na comunicação. A constelação da O3B foi concebida para fornecer altas capacidades de internet, podendo redistribuí-la para provedores terrestres e pontos de alta demanda como plataformas de petróleo, torres de operadoras de celular e navios, como os da empresa Royal Caribbean, entre outros. Além de escritórios em São Paulo e no Rio, a empresa ainda dispõe de gateway próprio no Brasil, desta forma, há mais segurança, rapidez e menor custo em relação aos dados processados.

Sobre a O3b:

A O3b Networks é uma empresa global que fornece serviços de banda larga via satélite para operadores de telecomunicações, provedores de serviços de internet, bem como empresas e governos. O3b significa “Outros 3 bilhões”. A empresa tem como  proposta atender aos outros 3 bilhões de consumidores em todo o mundo que ainda não são atendidos por conectividades reais de banda larga em mais de 180 países, num serviço que combina baixa latência com cobertura acessível a lugares remotos, com velocidades similares as da infraestrutura de fibra ótica. Na região do Pacífico, a O3b é líder no provimento de banda larga. A empresa tem entre os seus acionistas a SES, o Google, HSBC Liberty Global, o Development Bank of South Africa, Sofina, Satya Capital, Northbridge Venture Partners and Allen &Company.

Sobre a Ozonio:

A Ozonio Telecomunicações tem como foco o fornecimento de soluções em TI e rede para empresas e organizações governamentais nas regiões mais remotas do Brasil. A Ozônio está continuamente descobrindo formas de aprimorar a qualidade de seus serviços e parcerias, oferecendo produtos melhores, mais rápidos e mais estáveis para seus clientes. Por isso, a Ozônio se juntou à O3b Networks, fornecedora de serviços de banda larga de alta velocidade via satélite, com o objetivo de prestar serviços de conectividade de banda larga via satélite no estado do Amazonas. A Rede Ozônio conta com o suporte de uma infraestrutura de Micro Data Center (MDC) de instalação rápida, que presta serviço à pequenas e grandes cidades e comunidades da região Amazônica.

Com informações da Assessoria