O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres no município de Tefé, sediou nos dias (11) e (12), a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que vai discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com foco nos seguintes temas:
1. Produção e Consumo Sustentáveis: Como podemos consumir de forma mais inteligente, produzindo menos lixo.
2. Redução dos Impactos Ambientais: Como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz. Como reduzir as enchentes e a poluição dos mares, proteger as nascentes dos rios, os animais, as plantas e nossa saúde. E ainda, como acabar com os lixões até 2014.
3. Geração de Emprego e Renda: Como melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento de suas famílias da catação do lixo. Este tema é direcionado à organização de cooperativas de catadores, que separam e reciclam os resíduos sólidos em galpões equipados para isso.
O prefeito de Tefé Antenor Paz fez a abertura do evento e Instituições como Prefeitura Municipal de Tefé, 16ª Brigada de Infantaria de Selva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prelazia de Tefé, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e Secretários de Meio Ambiente dos municípios de Tefé, Alvarães, Japurá, Maraã e Uarini participaram do evento.
Durante os debates, os diferentes setores da sociedade discutiram preocupações e responsabilidades, apresentando reivindicações e sugestões de aprimoramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Essa é a tapa preparatória do Núcleo Regional do Médio Solimões/ Japurá. Todos podem participar, contribuições de seu condomínio, bairro ou empresa para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. As contribuições são sistematizadas e destinadas diretamente à Etapa Nacional.
De (24) a (27) de Outubro de 2013, acontece os Debates das deliberações aprovadas nas Conferências Estaduais para a construção do documento final da 4ª CNMA.
Foto: Divulgação