Prefeito Nicson Marreira garante pagamento de professores após 18 anos de ação judicial

Foto: SEMCOM/Tefé

O prefeito Nicson Marreira garantiu nesta terça-feira (10), o pagamento da primeira parcela de um processo por perdas salariais a 39 professores que transitava na justiça há mais de 18 anos.

Movido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) através da sua representação em Tefé, o processo se arrastava desde a gestão do ex-prefeito Hélio Bessa (in memorian) e reclamava direitos salariais dos 39 professores, retroativo ao piso salarial e adicional por escolaridade.

“Nós temos muito que agradecer a boa vontade do prefeito Nicson e o seu desempenho em solucionar esse problema que já se arrastava há anos, tivemos outros prefeitos e nenhum, salvo o ex-prefeito Papi que teve a intenção mas não conseguiu resolver porque ficou pouco tempo no cargo, tiveram interesse em resolver. O último prefeito nem sequer nos atendeu e ainda arquivou o nosso processo. Hoje, o dinheiro já está na conta para pagar a primeira parcela aos professores. Isso mostra, que quando temos um governo sério e responsável que dialoga e negocia direto com a categoria, tudo se resolve “ destacou Dalvaneide Cruz, delegada do Sinteam em Tefé.

A negociação teve início no final de 2021, onde a prefeitura já acenou positivamente a intenção de resolver a situação dos professores, e o pagamento precisou aguardar adequação ao orçamento do município, o que foi possível agora no início de 2023.

“Como gestor público, nós temos a obrigação de honrar todos os compromissos assumidos em nome da prefeitura, independente de quem foi o gestor que causou ou gerou o ônus. A situação desses professores já era uma vergonha e uma verdadeira falta de respeito com esses cidadãos, que passaram por tanta humilhação em apenas buscarem os seus direitos,” finalizou o prefeito Nicson Marreira.

O acordo garantiu o pagamento em três parcelas, que serão realizadas nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, onde a cada parcela, 13 professores receberão de forma integral os valores, que somam mais de 360 mil reais em pagamentos aos 39 profissionais. Além, disso a prefeitura se comprometeu em efetuar o pagamento do valor de R$95.288,05, referente á honorários advocatícios devido ao patrono do Exequente, e que serão divididos em seis parcelas.

*Com informações da assessoria