Prefeitura de Tefé e DSEI/Tefé firmam parceria para melhoria da água em aldeias indígenas

Foto: Augusto Souza

O prefeito Nicson Marreira recebeu em seu gabinete na tarde de terça-feira(17), a equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Médio Solimões e Afluentes, para fechar uma importante parceria que vai implantar cinco sistemas Salta-Z em aldeias indígenas da região.

Em seguida, acompanhado do coordenador do DSEI/Tefé, Wladimir Lyra e do chefe do Sesani, Marcos Azevedo, o prefeito esteve no almoxarifado central da prefeitura onde os equipamentos foram apresentados e entregues.

O sistema Salta-Z é um procedimento simplificado para realizar a clarificação, filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrânea, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades, tais como: moradores da zona rural, pequenas comunidades ribeirinhas, escolas da zona rural, comunidades indígenas, que ainda não contam com abastecimento público.

Em outra oportunidade, o DSEI já implantou este sistema na comunidade de Porto Praia com resultados bastante positivos promovendo bem-estar e mais qualidade de vida aos moradores daquela comunidade.

Na última segunda-feira (16) o DSEI/Tefé também fez a doação de cinco aparelhos portáteis de ultrassom que deverão ser usados pela Secretaria Municipal de Saúde, para atender comunidades da zona rural onde os tipos de exames com estes equipamentos são menos acessíveis.

*Com informações da assessoria