Prefeitura de Tefé promove Mês de luta contra as hepatites virais

A Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promove até o dia 31 de julho, das 08h às 17h, uma programação voltada para conscientização das hepatites virais, em todas as unidades básicas de saúde do Município.

Na programação haverá palestra sobre educação em saúde, hepatites virais, testagem para hepatites B e C. O dia “D” ocorre no dia 28/07, com vacinação e testagem realizadas pelos profissionais de saúde de cada unidade de saúde de Tefé. Os organizadores comunicam que é importante a pessoa levar o RG e Cartão SUS. No dia 30/07, pela parte da manhã haverá atendimento com equipes de todas as UBS, em frente ao São Miguel. Já a tarde ocorrerá a realização do “Laço Humano”, também em frente à Unidade Básica de Saúde São Miguel, localizada na Rua Marechal Deodoro, Centro.

O Julho Amarelo é voltado para a conscientização das hepatites virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte.

Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas essas versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo. Com o tempo, surge cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. A doença ainda é associada a problemas cardiovasculares, dificuldades cognitivas e até depressão.

*Com informações da assessoria