A professora Thayla Bastos da Fonseca, da Escola Estadual São José, em Tefé-Am, obteve a segunda colocação no prêmio “ Experiências Transformadoras em Educação Pública na Amazônia”, uma iniciativa coordenada pela FAZ e Instituto Unibanco.
Dois projetos da educadora foram classificados entre os seis finalistas, porém o projeto “Produção Textual através das lendas amazônicas: Legitimando a identidade cultural dos estudantes da Escola Estadual São José – Tefé, Amazonas”, obteve a segunda colocação, com uma premiação de R$ 2.000,00.
O evento ocorreu de forma on line, no dia 22 de novembro, via Zoom com transmissão no canal do Youtube da FAS.
O prêmio foi criado diante das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas populações que vivem na Amazônia, com o objetivo de impulsionar e garantir visibilidade às soluções de melhoria da educação pública na região. A premiação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na cerimônia foram apresentados os seis projetos finalistas aprovados pelo Comitê Orientador, formado pelos seguintes membros: professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Kátia Schweickardt; superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; superintendente-geral da FAZ, Virgilio Viana; diretora-presidente da Comunidade Educativa (CEDAC), Tereza Perez; representante do Instituto Unibanco, Tiago Borba; representante da Universidade Federal do Pará (UFPA), Lucia Isabel; e o representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Geraldo Mendes.
Os três melhores projetos receberam prêmios de incentivo nos valores de R$ 3 mil para a primeira colocação, R$ 2 mil para a segunda e R$ 1 mil para a terceira. Além da premiação, todas as seis iniciativas finalistas, aprovadas pelo Comitê Orientador, tem espaço nos sites da FAZ e do Instituto Unibanco, e estão sendo divulgadas na Plataforma de Soluções Sustentáveis da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia). Durante a cerimônia de premiação, houve uma roda de conversa para debater os caminhos e desafios da educação pública na Amazônia, as problemáticas existentes e os projetos inovadores realizados até agora.
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