“Reinvenções do Rádio”, o livro que aborda o rádio como instrumento de transformação, será lançado nesta quinta(16), em Tefé/Am

Acontece nesta quinta-feira(16), a partir das 19:00, no Centro de Estudos Superiores de Tefé(CEST/UEA), o lançamento do livro “Reinvenções do Rádio: Tecnologia, Educação, e Participação”, de Guilherme Gitahy de Figueiredo, Núbia Litaiff Moriz e Leni Rodrigues Coelho.

A obra aborda pesquisas relacionadas ao uso do rádio como instrumento para a comunicação, educação e movimentos sociais. Catorze capítulos abordam temas diversos do rádio, desde programas radiofônicos de avisos para o interior à Rádio Xibé entre o colonialismo e a tecedura de relações de escuta. O autor do capítulo “Programa Radiofônico Avisos para o Interior” Thomas Schwamborn, Diretor da Rádio Rural FM em Tefé, destaca que “é muito gratificante poder colaborar com a obra para a literatura local, principalmente, por se tratar de comunicação e educação”.

No capítulo oito a obra destaca o tema voltado para “A voz da Universidade: uma voz que se expande através das ondas do Rádio”, de autoria da doutora Núbia L. Moriz e do professor Franklin Pantoja Valério. Já o capítulo nove está voltado às rádios dentro das universidades e, tem como título “Repensando as Rádios Universitárias: perspectivas de interações entre Movimentos Sociais, Rádios Comunitárias e Movimentos de Mídia Livre”, de Doriedson Alves de Almeida – doutor em Educação pelo PPGE – FACED-UFBA, Ednelson Luís e Fábio Gonçalves. O capítulo aborda a temática radiofônica inserida no contexto das universidades. O décimo capítulo destaca “A Rádio Xibé entre o Colonialismo Tecnológico e a Tecedura de relações de escuta”, de autoria de Guilherme Gitahy de Figueiredo e Pedro Pontes de Paula Júnior – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
No contexto educacional, a professora Leni R. Coelho traz para o campo do debate e da discussão uma abordagem sobre o MEB – Movimento de Educação de Base.

Foto: Divulgação