Reunião entre CRF-AM, Conselheiro Federal e parlamentares de Tefé-AM vai gerar projeto de lei no município

Aproveitando a passagem por Tefé para a realização de mais uma edição do Qualifica Mais, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Dr. Jardel Inácio, reuniu-se com lideranças políticas do município nesta sexta-feira (08). Da reunião, ficou definido que será apresentado um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Tefé para reforçar a assistência farmacêutica no município, tanto no serviço público, quanto no privado.
Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de Tefé, João Paulo Rodrigues, o presidente da comissão de Saúde da Casa Legislativa, Richelieu Pires, e os vereadores Ocimar Souza Andrade e Francisco Carioca Pinto. O Conselheiro Federal pelo Amazonas, Dr. Marcos Aurélio, a diretora-Secretária Geral do CRF-AM, Dra. Mie Muroya, a assessora da diretoria, Cláudia Silva, e o Farmacêutico Dr. Jorge Henrique Caxeixa também marcaram presença na reunião.

Na reunião, foram debatidos temas importantes como a assistência farmacêutica nas unidades de saúde do serviço público e privado, o trabalho de fiscalização do CRF-AM, e a importância da presença dos profissionais Farmacêuticos nos estabelecimentos. Os representantes do CRF-AM também esclareceram sobre a abertura e o funcionamento de estabelecimentos ilegais e a importância da atuação do poder público para coibir essas práticas, como por exemplo com a atuação da vigilância sanitária municipal, com a presença de um Farmacêutico na fiscalização.

Os parlamentares fizeram ainda um pedido da realização de uma audiência pública para informar e ouvir a população sobre o papel do farmacêutico na saúde pública, para a qual o CRF-AM se colocou inteiramente à disposição. Na avaliação do presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, a reunião foi extremamente produtiva e vai render muitos frutos para os profissionais e também para o município.

“Fomos muito bem recebido pelos parlamentares, que prontamente ouviram nossa demanda, tiraram suas dúvidas e se colocaram à disposição para contribuir inclusive já propondo a criação de um projeto de lei para regulamentar a assistência farmacêutica municipal. Tivemos um ganho muito grande com esse apoio e tenho certeza que isso vai trazer bons frutos para a assistência farmacêutica do município, principalmente para evitar que farmácias, sejam elas públicas ou privadas, possam estar funcionando sem a presença do profissional farmacêutico”, destacou Jardel Inácio.
Para o presidente da Câmara Municipal de Tefé, vereador João Paulo Rodrigues, a edição do projeto de lei acertada na reunião “vai ao encontro dessa necessidade de agir de forma cautelar, para que as pessoas adquiram os medicamentos de forma adequada e com a orientação de profissionais farmacêuticos”. De acordo com ele, a proposta de realização de uma audiência pública após a sanção da lei será fundamental para que a população tenha os esclarecimentos necessários.

“Da maneira que está hoje, há muito desconhecimento. Em nossa cidade, atualmente, temos aproximadamente 70 mil habitantes e cerca de 50 estabelecimentos que oferecem o serviço farmacêutico. Nós, como legisladores, vamos fazer algo para ajudar, a informar e trazer qualidade dos serviços. Vamos começar a trabalhar a partir de agora neste projeto de lei e vamos contar com toda a ajuda do CRF-AM”, destacou.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.