Segunda fase da vacinação contra a febre aftosa começa nesta sexta-feira (22) em Tefé

IMG_20160319_110030437

Acontece nesta sexta (22) a partir das 09:00 na fazenda do Sr. Raimundo sobrinho, localizado no km 10 da Estrada da Emade a abertura da segunda fase da vacinação contra a febre aftosa.

A vacinação será realizada pelo Idam/Tefé e pela Agencia de defesa animal e florestal (ADAF) e ira até o dia 31 de agosto.

No município, a revenda das doses deve ser adquirida nas unidade local do Idam. Após a imunização os pecuaristas devem comprovar da vacinação junto a Adaf ou Idam.

Sidney Araújo, gerente do Idam local, ressaltou a importância da participação dos criadores do município: “É preciso que os nossos criadores conscientizem-se da importância da  vacinação para que essa doença seja erradicada de vez”.

Exportação de carne – As ações contra aftosa também têm apelo econômico e educativo, uma vez que, alcançar o status de livre da doença implementa todo o país no cenário econômico mundial.

O presidente da Adaf, Hamilton Casara, destacou que o desempenho do Amazonas é satisfatório e tem acompanhado todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal. “Nós temos dado toda atenção necessária ao Programa de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), cujos índices demonstrados em relatórios das campanhas de vacinação contra a doença têm colocado o Amazonas como atendente das metas do Governo Federal”, assegurou.

O presidente ainda ponderou que há punição com pagamento de multa para quem não comprovar a vacinação junto aos escritórios da Adaf ou do Idam. “Os criadores de animais que não comprovarem a vacinação nos escritórios estão sujeitos a multas e proibidos de comercializar os animais e seus derivados. No Amazonas, a multa é de R$ 40 por cabeça de gado não imunizada”, disse.

Sobre a Aftosa – A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a sua detecção. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Por que erradicar? –  A erradicação da febre aftosa abre perspectivas para uma maior rentabilidade das empresas rurais, cria oportunidade para o crescimento da produção animal, com melhores fluxos de distribuição além de evitar impactos sociais e econômicos que a doença traz para os pecuaristas.

Municípios onde a vacina será adquirida por meio do Idam – Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Coari, Codajás, Fonte Boa, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.

Foto: Arisney Paz