Com foco em intensificar a campanha “Fora da Escola Não Pode!” e mobilizar os municípios para alavancar as ações da estratégia Busca Ativa Escolar no Amazonas, coordenadores operacionais e articuladores da estratégica dos 55 municípios do Selo UNICEF, edição 2021-2024, participaram na terça-feira, (21), do I Encontro Busca Ativa Escolar, em parceria com UNICEF e Visão Mundial. Tefé, a 523 quilômetros da capital amazonense, foi representado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).
O evento aconteceu no Auditório da Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (Cetam), localizado à Rua Brasília – SN, bairro São Jorge, em Manaus, e foi organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Amazonas (Undime-AM), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) e Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
“A Undime Amazonas possui compromisso com a educação no Estado do Amazonas e tendo em vista o período pandêmico, muitos de nossos estudantes não retornaram às escolas. Com isso, é fundamental juntarmos forças com diferentes instituições para que possamos resguardar os direitos de aprendizagem de cada criança nos locais mais isolados de nossa região. A Undime Amazonas busca sempre fortalecer a intersetorialidade, buscando educação de qualidade para todos”, declarou o presidente da Undime-AM e Dirigente Municipal de Educação de Maués, no Amazonas, João Libânio Cavalcante.
O encontro buscou orientar de maneira institucional quanto ao uso adequado da plataforma, com inserção dos alertas, para que os casos sejam efetivamente monitorados e que ao fim seja feita a matrícula desse aluno na escola, acompanhando cada um desses alunos na escola, neste retorno, tendo em vista a melhoria da educação refletindo na elevação dos índices de desempenhos das escolas.
“Embora tenhamos grandes desafios pela frente, temos uma equipe empenhada em alcançar as metas e indicadores da plataforma da BAE. Agradeço aos nossos anjos da SEMEEC, ao prefeito Nicson Marreira e vice Preto Veloso, que nos permitem o desenvolvimento dessas estratégias para o bem-comum da sociedade e melhoria da qualidade de ensino municipal, assegurando os direitos de nossas crianças e adolescentes”, pontuou o secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.
Durante o Encontro, o município de Tefé foi representado pelo mobilizador Núcleo de Cidadania de Adolescentes, Prof. Elton Marques, e o Assessor de Comunicação da SEMEEC, Augusto Gomes. “É fundamental essa partilha de conhecimento sobre essa temática de grande importância para cada município aqui presente neste momento. Em Tefé, estamos desenvolvendo essas ações em busca de cumprir todas as metas e indicadores estabelecidos na Plataforma da Busca Ativa Escolar”, disse Elton Marques.
Cenário de Tefé na Busca Ativa Escolar
O Município de Tefé estava em zero por cento, contudo, rapidamente avançou para 20% até a última atualização. A expectativa é que em breve se chegue a 30%, saindo do cenário vermelho para o nível laranja. A meta até 2024 é (re) matricular 465 crianças e adolescentes nas escolas públicas municipais. Até o momento foram realizadas 90 rematrículas. “Nós temos uma equipe envolvida e alinhada que tem participado das capacitações para tornar o trabalho de rematrícula consistente e ágil mediante a plataforma. Já temos os dados e nossa equipe técnica já está alimentando a plataforma. Agradecemos a nossas escolas que estão empenhadas na missão da BAE, pois fora da escola não pode”, explicou o Prof. Wagner Rocha, Chefe do Departamento de Programas e Políticas Educacionais e Articulador do Selo UNICEF de Tefé. “Essa é uma ação componente da campanha Tefé Em Busca do Selo UNICEF (Edição – 2021-2024)”, finalizou o Articulador.
O I Encontro Busca Ativa Escolar do Amazonas
Matheus Malta Rangel, Oficial de Educação do UNICEF no Território Amazônico, afirmou que devido à pandemia e em seguida o fechamento das escolas por cerca de dois anos, intensificou um problema que já era grave no Brasil e na Amazônia, os desafiadores indicadores de crianças e adolescentes em idade escolar que não estão nas escolas.
“Essas crianças estão geralmente invisibilizadas pela sociedade e em condição de vulnerabilidade social. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que ajuda o poder público e a sociedade a encontrarem e humanizarem essas crianças que hoje são apenas números frios em estatísticas, as devolvendo, assim, seus nomes, suas histórias e particularidades, reunindo assim condições para uma gestão de caso eficaz e devolução dessas crianças para o lugar que elas têm acolhimento, aprendizagem, alimentação e proteção: as escolas”, comentou Matheus Malta, durante o Encontro.
A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, assegurou que o Evento foi um momento de compartilhamento, mas principalmente para dar suporte aos municípios.
“A Visão Mundial entende a importância de trabalhar os parceiros e por isso estamos de mãos dadas com a Undime e o UNICEF para a reação desse encontro. Enquanto parceiro implementador do Selo UNICEF, na edição 2021-2024, estaremos com nosso mobilizador de educação à disposição dos municípios para mostrar na prática como é o acesso à plataforma da Busca Ativa Escolar, para que todos os coordenadores operacionais e articuladores da estratégia possam aprender e garantir que cada vez mais crianças e adolescentes tenham acesso à escola”, garantiu Lucinete.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF e pela a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão.
A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re) matrícula e sua permanência na escola.
*Com informações da assessoria