Tefé: Prefeitura realiza serviço de manutenção e instalação de iluminação de LED na cidade

Fotos: Arisney Paz

A troca das antigas lâmpadas, por Tecnologia LED, vai representar em torno de 60% de economia na conta de iluminação pública na cidade de Tefé (AM), distante 525 quilômetros de Manaus.

A iniciativa do prefeito Nicson Marreira, que está em seu 1º mandato como prefeito de Tefé, é trocar 100% todas as luminárias convencionais da cidade por novas lâmpadas de LED. O projeto de eficiência energética está sendo implantado inicialmente nas principais avenidas e travessas e, posteriormente, será ampliado para todos os bairros. Ao todo, mais de 2 mil lâmpadas serão trocadas nesta primeira fase. Este projeto faz parte do Programa Avança+Tefé que visa modernizar tanto o município quanto a gestão pública por meio de políticas públicas que tragam benefício à população.

A melhoria na iluminação pública, com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que têm consumo de energia consideravelmente reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa e melhoria da luminosidade, tem como objetivo aumentar a segurança nas vias públicas.

O trabalho visa contemplar pontos mais críticos e inclui todos os bairros da cidade e parte da zona rural do município. Esta semana os serviços devem contemplar várias ruas do centro da cidade. “Com isso a Prefeitura pretende aumentar a segurança e melhorar a circulação noturna nas ruas da cidade e comunidades rurais, garantindo uma iluminação pública de qualidade. O trabalho consiste na substituição de materiais danificados, lâmpadas queimadas, quebradas, reparos em braços, e outros tipos de serviços pertinentes. Em vários pontos, a equipe esta instalando iluminadores a LED”, disse o prefeito.

Ao acompanhar os trabalhos, o prefeito Nicson Marreira, ao lado do Secretário Municipal de Obras, destacou que a iniciativa faz parte de investimentos na segurança da população e visa oferecer mais claridade e durabilidade à iluminação das ruas da cidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno.

Além de mais modernas, as luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. Além da economia na conta, a troca representou aumento expressivo da luminosidade nas ruas.

“Desde que assumimos a administração percebemos um déficit na conta de iluminação pública em dois aspectos. Faltava iluminação e pagávamos um alto custo para a concessionária. Para não aumentarmos a taxa paga pelos munícipes, optamos em iluminar nossa cidade e investimos em equipamentos que resultassem em economia, reduzindo a conta paga pela prefeitura. Estamos muito satisfeitos com o resultado e em breve 100% da cidade estará com luz de led”, destacou o prefeito Nicson, salientando que a economia com a manutenção também é significativa.

*Com informações da assessoria