Tefé recebe “Balaio Cultural da Educação” nesta terça-feira

balaio-cultural-tefé

Realizado entre os dias 16 e 26 de junho em Manaus, o “Balaio Cultural da Educação”, com programações gratuitas para educadores da rede pública, será ampliado para o interior do Amazonas. A nova fase do programa, planejado pelo Governo do Estado sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira, dia 7 de julho, às 9h, com a palestra – transmitida ao vivo para todos os municípios do Estado – do pedagogo Roberto Carlos Ramos, considerado pela UNESCO um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade.

A palestra do pedagogo Roberto Carlos Ramos foi realizada ontem, segunda-feira, às 9h no auditório do Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), localizado no bairro do Japiim, ao lado da sede da Seduc.

Além de ser acompanhada in loco por mais de cem educadores da rede pública que atuam em Manaus, a palestra foi apreciada, a partir da transmissão via satélite, por centenas de professores nos 61 municípios do interior do Amazonas.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, ao levar o “Balaio Cultural da Educação” para o interior do Estado, o Governo do Amazonas pretende fortalecer e contribuir com a formação cultural e intelectual dos educadores. “Este é um projeto grandioso que foi bem sucedido em Manaus e que agora estamos ampliando para o interior do Amazonas”, disse o secretário da Seduc.

Após a transmissão da palestra (em Manaus) o palestrante Roberto Carlos Ramos visitará nesta mesma semana nove municípios amazonenses, nos quais serão realizadas, de forma inédita, programações do “Balaio Cultural”.

Pelo cronograma estabelecido pela Seduc, o pedagogo Roberto Carlos Ramos esteve no dia 7 de julho (à tarde) em Tabatinga, dia 8 em Tefé (no período da manhã), dia 9 em Lábrea e Humaitá, dia 10 em Manacapuru e Coari e ainda dia 11 em Itacoatiara, Maués e Parintins.

O Palestrante – Roberto Carlos Ramos é pedagogo com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas, e um dos mais requisitados palestrantes do país. Pós-graduado em literatura infantil, ele também é um contador de histórias profissional, capaz de prender a atenção de crianças e adultos.

Em 2001, foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos. Em 2008, sua história de vida ganhou destaque nas telas do cinema com o filme “O Contador de Histórias” de Luiz Villaça. Baseado na história de vida de Roberto Carlos Ramos, o filme conta a história de como o afeto pode transformar a realidade.

Foto: Divulgação