Trabalhos de discentes do Cest/UEA serão apresentados em eventos no Pará

Discentes do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) participarão do III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e XV Jornada Paulo Freire. Os eventos serão realizados no período de 25 a 27 de setembro, em Belém – Pará.

Nas ocasiões, os alunos juntamente com a professora da disciplina de Filosofia da Educação do Cest/UEA, doutora Rita de Cássia Machado, apresentarão trabalhos aprovados. Um deles é o relato das experiências sobre o Clube das Manas, das alunas do 4º período de Pedagogia da UEA, Erika Beatriz de Almeida Pires e Hemily Pasta; outro trabalho é sobre a vida e obra de Ana Maria Primavesi, apresentado pela aluna Carla Pantoja do 4º período da Biologia, e, por último, o trabalho “Incompletude no pensamento teatral: novos olhares e novos saberes no projeto Jovens Protagonistas na Flona de Tefé”, do aluno do 4º período do curso de Pedagogia, Daniel Siqueira.

Para a discente Hemily Pasta, os eventos são como uma oportunidade de mostrar o trabalho que estão fazendo em relação à educação emancipadora da mulher, procurando fomentar esse sentimento nas outras pessoas que participarão do evento. “Estou muito orgulhosa por ter a oportunidade de participar de um evento tão relevante diante da nossa atual conjuntura política, visto que estamos sendo constantemente atacadas com medidas governamentais contra educação superior pública”, declarou Hemily.

A professora doutora, Rita Machado, conta que participar de eventos nacionais é importante para a formação das alunas integrantes do projeto de extensão Clube das Manas. “É importante falar da conquista desse grupo de pesquisa em ir para esse evento sem ajuda financeira. Foi um desafio mobilizar esses acadêmicos, mas com as redes construídas entre os estados, deu certo”, salientou.

Clube das Manas – O Clube das Manas é um projeto de extensão com características de um clube de leituras e debates em que são lidos livros da literatura feminina e feministas O propósito do projeto é compartilhar experiências de mulheres e suas vivências, expor suas visões de sociedade. Lá os integrantes discutem como essas construções influenciam as pessoas e até que ponto as impedem ou as ajudam a serem elas mesmas. O Clube acontece nas unidades da UEA de Tefé, Coari e Eirunepé sob coordenação da professora Rita Machado.

Sobre os eventos freireanos – Os eventos se tratam de uma realização da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, com apoio da UEA, Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), Convênio Nacional dos Estudantes (CNDE), Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), , Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA (PPGED/Uepa).

Dentre os objetivos dos eventos, está o debate a atualidade do legado freireano na luta por uma educação pública, popular e democrática, analisando sua influência nos movimentos sociais, na educação pública, na educação popular feminista, na educação de jovens e adultos e na educação do campo, das águas e da floresta, especialmente no contexto amazônico.

Com informações e fotos da assessoria da UEA