V Semana de Biologia do CEST/UEA discute a Biodiversidade de Saberes

Abordar experiências no Ensino, Pesquisa e Extensão na Ciência da Natureza é o objetivo da V Semana de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA). A semana terá palestras, mesas redondas, minicursos, exposição de trabalhos científicos, além de um concurso de fotografia. Cerca de 250 pessoas participam do evento que começou nesta terça-feira (10) e segue até o próximo dia 13 de setembro, de 8h às 20h.

O discente e coordenador da comissão organizadora da V Semana de Biologia do CEST/UEA, Bruce Dickinson Santos Junior, disse que a ideia do evento surgiu a partir de conversa entre os acadêmicos. “A proposta era promover um evento que reunisse as temáticas da biologia. O CEST tem muito conhecimento e precisávamos divulgar”.

A pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão, esteve em Tefé e destacou que a Semana, pautada por discussões sobre o meio ambiente, o futuro da profissão reflete o compromisso institucional de formação de recursos humanos no contexto da região e do futuro do país. “Discutir soluções viáveis para conservação, produção econômica e difusão do conhecimento das pesquisas realizadas na Amazônia é primordial para o nosso desenvolvimento e aproxima a Universidade da sociedade”, disse Olívia.

Os objetivos para esta edição da Semana giram em torno da promoção das experiências voltadas para a educação, ciência e biologia na Amazônia; desafios e perspectivas da conservação ambiental e da diversidade e ainda a ênfase nas pesquisas em ciências biológicas e da natureza.
A solidariedade também está presente na V Semana de Biologia. Os alunos doaram alimentos não perecíveis e ração para duas entidades carentes do município de Tefé.

Para o diretor do CEST, Luiz Augusto Caxeixa, a semana proporciona uma oportunidade única para a população acadêmica de externar todo o trabalho desenvolvido pelo curso. “Os debates e reflexões são muito importantes para as práticas pedagógicas. O evento também agrega alunos das escolas municipais e estaduais da nossa região, e nos permite apresentar o mundo da ciência para esse público”, finalizou.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site https://www.even3.com.br/sembiocestuea/

Com informações da assessoria