Entrevista com o cartunista tefeense Elvis Carlos Braga

Morando em Manaus, o cartunista e músico tefeense Elvis Braga, falou com exclusividade ao repórter Fábio de Oliveira:

TeféNews – Quando você decidiu trabalhar como cartunista? Pois sabemos q vc é músico e durante algum tempo trabalhou com música?

Elvis – Deus me deu talentos para arte. Música e desenho sempre fizeram parte da minha vida. Por um tempo dei mais atenção para música em busca de melhorar a técnica vocal e instrumental.  O trabalho como cartunista começou por acaso. Depois que fiz um curso de cartoon, incentivado pela minha namorada, hoje minha esposa, um amigo viu o meu trabalho gostou e mandou procurar algum jornal. Não tinha muito interesse em levar o cartunismo a sério, mas como tentar não custa nada, procurei o Jornal Diário do Amazonas e fiquei lá durante três anos fazendo charges e ilustrações. Depois passei pelo Jornal Correio Amazonense, Jornal O Repórter, e vários outros trabalhos como ilustrações para livros, revistas e cartilhas. Hoje atualmente no Jornal EmTempo.

TeféNews – foi difícil pra você, que veio do interior, conseguir espaço para mostrar sua arte, o q vc acha desse preconceito com artistas interioranos?

Elvis – Todo caboclo do interior com suas diferentes atividades tem suas dificuldades quando migram para a capital. Penso eu que dificuldades vêm para fazermos estratégias diferentes. E Deus foi ajudando a fazer a minha: Fé, ação, paciência e esperança. Quanto ao preconceito não sofri nenhum. Manaus é uma capital formada por gente do interior talvez por isso, creio eu, que ainda há respeito com quem vem de lá. Mas o preconceito existe por algumas pessoas, contra a sua própria identidade cabocla.


Elvis
Além de cartunista do em tempo, quais os outros trabalhos q você desenvolve? vc gosta do trabalho de algum outro cartunista?

Elvis – Além do trabalho como ilustrador e chargista, professor de música. Trabalhei em Centros Comunitários, Projeto Cunhatã e Curumim, CIEC, sempre com coral infantil e iniciação musical. Atualmente como professor de artes plásticas no Liceu de Artes Cláudio Santoro.

Trabalho com meu irmão Márcio Braga fazendo artes para mídia, cartazes, internet, etc. Faço algumas participações musicais nos shows.

Gosto do trabalho de outros cartunistas, como o Romhas, que é uma referência do cartoon amazonense, Jr lima chargista do Diário Amazonense, Régi e Gilmal que são meus companheiros de trabalho no EmTempo, meu irmão Emanuel Braga. A nível nacional gosto muito do trabalho do Baptistão do jornal Estado de São Paulo.

TeféNews – Você  tem boas lembranças de Tefé? O q mais te deixa com saudades de lá?

Elvis – Sim.  Lembro de Tefé todo dia. Sinto saudade dos familiares, amigos, o por do sol, minhas pescarias com meu primo Juninho, o Vela, e principalmente do trabalho que eu realizava na Catedral de Santa Teresa.

TeféNews – Sabemos q vc passou por um problema de saúde grave ultimamente, quais seus os seus planos ?

Elvis – Meus planos são muitos. Quero terminar minha revista em quadrinhos do meu personagem chamado Frei Chiquinho, e um cd com músicas religiosas.

O problema de saúde foi superado. Não posso esquecer-me de agradecer minha mãe que veio de Tefé para ficar do meu lado, minha esposa Luciana que teve que se dobrar em duas para cuidar de um esposo doente e uma filha especial, do meu irmão Marcio Braga que foi espetacular comigo, ao Jornal Em tempo, e a todos que foram solidários em suas orações.

 

TeféNews – Morando já a algum tempo na capital, como vc vê a vida em Tefé, vc pensa em algum dia voltar a viver lá?

Elvis – Com o advento da internet ficou bem mais fácil saber o que se passa na sua terra natal. Tefé cresceu bastante e cada vez mais bonita, claro que precisa melhorar cada dia mais, é o desejo de todo cidadão.

Fico torcendo para que tenha melhores educadores e escolas, melhores médicos e enfermeiros e hospitais, melhoras na saúde pública, para que os conterrâneos não precisem viajar para capital em busca de tratamentos e ainda tenha que sofrer na fila de espera três meses para uma consulta aqui em Manaus. Não é fácil, mas não impossível. Basta querer. Morar em Tefé? Se fosse perto morava em Tefé e trabalhava em Manaus.

TeféNews – Uma mensagem para os tefeenses…

Elvis – Que possamos rezar juntos pela nossa cidade, pelos nossos governantes cobrar melhorias, mas sem julgá-los, ser mais fraternos e amigos, mais humanos do que virtuais, mais confiantes em Deus. Lê os evangelhos de Jesus ainda é a maior mensagem.

TeféNews – Obrigado pela entrevista!

 

Contatos com Elvis Braga –  www.elviscaricaturas.zip.net
www.freichiquinho.zip.net