IBGE inicia censo 2022 para atualização de cadastro de habitantes em todo o território brasileiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

O novo Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou nesta segunda-feira, (01-08), quando os recenseadores começaram os serviços de visitação às residências por todo o país.

A pesquisa é realizada pelo IBGE a cada 10 anos. O último levantamento do IBGE foi realizado no ano de 2010, e deveria ter sido refeito em 2020, o que não ocorreu devido à pandemia de covid-19. De acordo com a última pesquisa do instituto, Tefé possuía 61.453 habitantes, em 2021 a estimativa era de 59.250 habitantes.

Os resultados dessas informações são importantes para todos os municípios do Brasil, pois influenciam na tomadas de decisões mais eficientes para a implementação, de políticas públicas mais direcionadas a atender cada região e suas necessidades, a partir de conhecimentos como taxas de escolarização, média salarial mensal por trabalhadores formais, taxas de mortalidade infantil, área de unidade territorial, entre outras informações importantes.

Para o sucesso da pesquisa, é importante que cada município atue como um facilitador da pesquisa, por isso a prefeitura de Tefé, está dando suporte e apoio ao IBGE, objetivando garantir uma pesquisa eficiente e com a maior garantia da qualidade das informações.