Tefé: Manhã de protestos contra as reformas trabalhistas, previdenciária e da Educação

Professores e alunos do Cest/Uea, IFAM, Escolas Estaduais, Sindicatos dos trabalhadores em educação, Sindicato dos servidores municipais, Sindicato dos trabalhadores rurais e funcionários federais e servidores municipais participaram na manhã de hoje das manifestações contra as reformas da previdência e trabalhista, que ocorreu em todo o país.

Organizada por alunos e professores do Cest/Uea, SINTEAM e Sindicato dos trabalhadores rurais de Tefé, a manifestação teve início às 08:00 da manhã, em frente ao Cest/Uea,  e seguiu para a praça Remanso do Boto onde várias lideranças discursaram sobre o tema. Na seqüência os manifestantes se dirigiram para a frente da Câmara Municipal de Tefé, no centro, onde os representantes dos sindicatos e participantes discursaram contra a reforma.

Os motivos da manifestação:

Segundo os organizadores, a manifestação teve por objetivo rejeitar a reforma nos direitos do trabalhador, na previdência e na educação, a qual fragiliza os direitos resguardados pelas leis trabalhistas, por meio das negociações diretas entre patrão e trabalhador, e ainda a substituição do pagamento de horas extras pelo sistema do banco de horas; parcelamento do período de férias em até 3x; aumento da idade mínima da aposentadoria e o aumento do tempo de contribuição; congelamento dos gastos com educação por 20 anos e priorização do ensino fundamental, entregando os ensinos médios e superior para o investimento privado.

Vereadores interrompem sessão e participam das manifestações

Vereadores que participavam da sessão da Câmara Municipal de Tefé interromperam os trabalhos e se juntaram aos manifestantes, em protesto contra a reformas da previdência e trabalhista. Alguns discursaram em apoio ás classes.

O protesto terminou com uma manifestação realizada em frente ao prédio do INSS, no bairro de Santo Antônio. Nenhum incidente foi registrado.

Foto: Arisney Paz / Portal TeféNews