Bolsonaro publica decreto que põe fim a Zona Franca de Manaus

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro ( PL) publicou decreto no início da noite desta sexta-feira (25), que põe fim ao modelo Zona Franca de Manaus.

O decreto que reduz em 25% o IPI, Imposto sobre Produtor Industrializados, tira a competitividade do Polo Industrial de Manaus e pode fechar as fábricas, afugentando os investidores.

A medida atinge empregos de mais de 100 mil trabalhadores.
O decreto estabelece dois percentuais de redução:

18,5%: para alguns veículos;
25%: para produtos industrializados nacionais e importados, com exceção de produtos nocivos à saúde, como cigarros com tabaco. No caso dos automóveis, como já contam com redução de alíquota devido a políticas de incentivo vigentes, a redução total também chegará a 25%.

EFEITO CASCATA

A redução dos incentivos representará a demissão em massa de milhares de amazonenses do Polo Industrial de Manaus e ainda provocará a queda na arrecadação do Estado e municípios.

Na quinta-feira (24), no aniversário da Suframa, Paulo Guedes, enviou a Manaus, a secretária especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Daniella Marque Consentino, que se comprometeu em ser porta-voz da Zona Franca e não permitir o ataque ao Amazonas. Era, mais uma vez, tudo lorota.

*Com informações do Deamazonia.com.br