Professora da UEA de Tefé é a convidada do programa Literatura em Foco/Amazon Sat

Fotos: Nélio Costa

O programa Literatura em Foco, apresentado pelo historiador Abrahim Baze, teve a satisfação de receber na Biblioteca Genesino Braga, da Academia Amazonense de Letras, a professora de Literatura do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA, Núbia Litaiff Moriz Schwamborn, para falar sobre a obra literária intitulada: Lendas Amazônicas, publicada em 2020.

A obra foi organizada juntamente com a professora Thaila Bastos da Fonseca (Seduc) e apresenta os resultados do projeto de ensino desenvolvido na Escola Estadual São José, localizada no município de Tefé, pelos bolsistas de iniciação à docência do curso de Letras (2018-2019), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/CAPES.

Na entrevista, a docente da UEA de Tefé destaca que os discentes do ensino fundamental da Escola Estadual São José e os seus familiares mais antigos são os protagonistas das narrativas lendárias, presentes na coletânea Lendas Amazônicas. Em um clima descontraído, a professora Núbia Litaiff Moriz Schwamborn falou ainda sobre o município de Tefé, sobre a UEA e sobre a importância de resgatar as narrativas orais, peculiares aos aspectos da identidade cultural dos amazonenses.Na entrevista, o apresentador, historiador e membro da Academia Amazonense de Letras dedicou o programa à Universidade do Estado do Amazonas – UEA, ao primeiro reitor da UEA, Dr. Lourenço Braga e em memória do Gov. Amazonino Mendes, criador da UEA.

A entrevista com a docente da UEA vai ao ar na quinta-feira, dia 14 de março, às 17h30 pelo Amazon Sat, com reprises na sexta-feira (16h), no sábado (15h) e no domingo (19h30). A entrevista completa, em edição de @juliananevesam, pode ser conferida no Aplicativo AMAZONSAT, no Play Store ou App Store do seu celular. As fotos são de autoria de @neliocosta.oficial.

*Com informações da assessoria