Tefé: Prefeitura promove III Festival Afro, celebrando a diversidade cultural na região amazônica

Fotos: Carlos Afonso/ASCOM Semeec

No último dia 1º de dezembro, a cidade de Tefé, localizada no coração do interior do Amazonas, foi local do III Festival Afro de Tefé. O evento, realizado na Praça da Matriz de Santa Tereza, no Centro da cidade, teve início às 19h e reuniu moradores locais, autoridades, artistas e amantes da cultura afro-brasileira em uma noite de celebração e diversidade.

A iniciativa do festival teve seu ponto de partida em 2021, quando a Secretaria Executiva de Cultura (SEMUC) lançou as bases para promover a riqueza cultural afro na região. Com o apoio e incentivo da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), o evento ganhou força e se consolidou como um marco cultural na cidade.

A Coordenação de História, em conjunto com outras coordenações pedagógicas, desempenhou um papel fundamental na organização do festival. O objetivo principal foi proporcionar um espaço de expressão e valorização da cultura afro, promovendo o respeito à diversidade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O III Festival Afro de Tefé, que teve o tema em 2023, “Respeito não ter cor”, contou com uma programação diversificada, que incluiu apresentações artísticas, exposições, concursos de poesia, paródia e gastronomia típica. Diversos artistas locais, escolas e grupos culturais participaram, trazendo performances que destacaram a riqueza das tradições afro-brasileiras.

“O evento buscou envolver a comunidade local, estimulando a participação ativa dos moradores de Tefé. A praça se transformou em um espaço de convivência, troca de experiências e celebração da cultura afro, proporcionando momentos de integração entre as diferentes gerações”, disseram as professoras Elane Cristina e Laísse Wládia, coordenadoras de história da SEMEEC.

A realização do III Festival Afro de Tefé reforça o compromisso da Prefeitura em promover a diversidade cultural na região, e também destaca a importância de eventos como esse para a construção de uma identidade comunitária rica e plural. A cultura afro-brasileira, muitas vezes marginalizada, encontra neste festival um espaço para brilhar e ser reconhecida em toda a sua grandiosidade.

“O sucesso do evento reflete não apenas o empenho das autoridades locais e das coordenações envolvidas, mas também a receptividade calorosa da comunidade de Tefé”, pontuou Marcus Lúcio, Secretário da SEMEEC.

O Festival Afro se consolida como uma tradição cultural anual, fortalecendo laços, construindo pontes entre diferentes grupos e contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva e consciente de sua diversidade cultural. A Iniciativa cultural em Tefé tem o apoio e incentivo do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso, na administração liderada pelo povo.

*Com informações da assessoria