Ao promover a diversão, participação da criança em algum jogo, além de estar se divertindo e praticando a empatia, ela também está aprendendo. Objetivos fazem parte da 1ª edição dos Jogos Inclusivos de Tefé, no Amazonas. Solenidade de abertura da competição aconteceu nesta terça-feira, 30/08, no Ginásio da Escola Mun. Walter Cabral. Aproximadamente 60 alunos de escolas municipais participam dessa edição.
A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoal Intelectual e Múltipla, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), através da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva.
Os 1º Jogos Inclusivos contam com a participação de escolas municipais da zona urbana e rural tefeense – A Escola Mun. de Educação Infantil Prof. Calisto Pereira Cavalcante, Escola Mun. Caminho Feliz, Creche Mun. Prof. Edézio Oliveira de Pinho, Escola Mun. Prof. Helyon de Oliveira, Escola Mun. Rural Santa Clara, Escola Mun. Rural Santo Isidoro, Escola Mun. Rural Indígena Kokama, Escola Mun. Prof.ª. Tereza Praia Tavares e I Centro Mun. de Aplicação em Educação Walter Cabral.
“As Crianças com deficiência podem, por meio de jogos, exercitarem a sua autonomia e se divertirem ao mesmo tempo que aprendem”, disseram os Coordenadores de Educação Especial e Inclusiva da SEMEEC, Prof. Milton Curico e Profa. Maria José Moura.
Os jogos acontecerão na 1º Centro de Mun. em Aplicação Walter Cabral, com diversas modalidades coletivas e individuais – futebol, voleibol, goalbal, atletismo, jogo de dama, quebra cabeça, corrida de velocípede, boliche e outras. “Quando a coordenação trouxe a proposta de realizar os jogos paralelo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nós prontamente abraçamos a ideia, por sabermos da importância da temática às nossas crianças e principalmente à Educação delas”, comentou o Prof. Marcus Lúcio de Sousa, secretário da SEMEEC.
*Com informações da assessoria