Em seis meses, SSP-AM registra aumento de 18,5% em apreensões de drogas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, no primeiro semestre de 2019, um aumento de 18,5% no número de apreensões de substância entorpecente, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme os dados, já foram apreendidos mais de seis toneladas de drogas em todo o estado de janeiro a junho deste ano.

Em 2018, nesse mesmo período, o número chegava a pouco mais de cinco toneladas de substância entorpecente.

O diretor do Departamento de Repressão a Narcóticos (Denarc), delegado Paulo Mavignier, explica que este resultado é um reflexo das ações integradas entre as polícias Civil e Militar, que atuam diariamente no combate à entrada e comercialização das substâncias no estado.

“Isso representa o fortalecimento do sistema de Segurança Pública estadual. No que tange ao Denarc, nós continuamos a missão de combater a droga na sua origem. Então, temos atuado na região dos rios, por onde escoa a droga. Tivemos apreensões em Santo Antônio do Içá, Coari, Amaturá, Manacapuru e Iranduba. Só as equipes do Denarc apreenderam mais de quatro toneladas de drogas, este ano”, afirmou Mavignier.

O Denarc atua para evitar que a droga chegue à cidade e seja rapidamente espalhada. Caso o contrário, começa a atuação de outras frentes, como os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), que trabalham no combate às drogas nas ruas.

Drogas sintéticas – Neste ano, o Denarc apreendeu mil comprimidos de drogas sintéticas e prendeu uma pessoa. Outras quatro pessoas também foram presas com drogas sintéticas pelo 24º Distrito Integrado de Polícia. As prisões ocorreram no mês de junho.

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Paulo Mavignier, as drogas sintéticas são consumidas em festas rave e flutuantes da orla do Tarumã, zona oeste da capital amazonense.

“Essa modalidade de droga vem se alastrando, porque ela tem uma facilidade muito grande, que é a questão da portabilidade, porque os micropontos de LSD e balinhas de ecstasy são muito pequenos e com o valor agregado muito alto”, disse.

O delegado ressalta, ainda, os danos à saúde que essas drogas causam. “Esse tipo de droga apresenta riscos em questão da saúde, porque a pessoa pode ter parada cardíaca, ela causa uma depressão muito grande no pós-uso, a pessoa corre risco até de suicídio”.

Prisões – No dia 6 de junho, quatro pessoas foram presas com 95 comprimidos de metanfetamina, 45 comprimidos de ecstasy, uma cartela de LSD e 12 frascos de lança-perfume. As drogas sintéticas seriam vendidas em festas noturnas na capital.

Outro caso ocorreu no dia 27 de junho, quando um homem de 21 anos foi preso pelo Denarc em uma casa no bairro São Raimundo, na zona oeste de Manaus, com cerca de mil comprimidos de ecstasy avaliados pela Polícia Civil em R$ 80 mil. A droga seria distribuída para serem vendidas em flutuantes nas orlas da cidade principalmente para jovens de classe média.

Denúncias – A população pode ajudar no trabalho da polícia fazendo denúncias anônimas através do número do Denarc (92) 99415-0129 ou do Disque 181, que funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.

O 181 é o canal oficial para denúncias ao sistema de segurança pública do Amazonas. A plataforma é abrangente, e a ligação é gratuita tanto na capital quanto no interior do estado, podendo ser feita a partir de celular e de números convencionais. As denúncias são repassadas à Polícia Civil para investigação e são acompanhadas pela Secretaria de Segurança.

De janeiro a julho deste ano, o Disque 181 já recebeu 4.813 denúncias referentes ao tráfico de drogas.

Drogas apreendidas de janeiro a junho (kg)
2018: 5.624,94
2019: 6.664,27
* dados parciais

Fonte: SSP-AM

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM e Acervo SSP