Rebelião controlada na delegacia de Uarini/Am

A rebelião que ocorreu na manhã de quinta-feira(23) na delegacia de Uarini/Am, foi controlada no início da tarde, com a chegada de reforço policial do 3º BPM/Tefé.
Segundo informações do comando, 34 presos foram recapturados e 5 detentos fugiram. Não houve mortos e nem feridos graves, apenas o Ten. Gilfran que teve o punho fraturado devido a um objeto arremessado pelos rebelados.

A rebelião teve início por volta das 10h00, após os presos começarem a gritar palavras de ordem incentivando os demais a quebrar as grades da carceragem e fugirem. Informações preliminares indicam que o motivo da revolta foi a descoberta, por parte da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), de indícios de um plano de fuga, informação que foi repassada aos policiais militares do 2º Grupamento Policial Militar (GPM) de Uarini. Com base nessa informação, os policiais fizeram uma inspeção da estrutura do DIP e identificaram grades parcialmente serradas pelos presos, as quais foram consertadas, frustrando, assim, a fuga iminente. Os presos passaram então a bater, serrar e forçar as grades até conseguirem sair, passando a ocupar as dependências do DIP. Alguns presos fugiram pelos fundos do DIP, outros chegaram a atear fogo em colchões e objetos diversos e outros presos teriam conseguido acessar uma sala onde se encontravam armas apreendidas, fazendo um dos próprios presos de refém e passando a confrontar os policiais que se encontravam do lado de fora do DIP.

A partir desse momento os policiais militares do 2º GPM, sob o comando do Tenente PM Gilfran, Comandante do 2º GPM de Uarini, cercou o DIP e utilizou dos meios disponíveis para evitar que os presos fugissem ou ferissem pessoas, passando a negociar a rendição dos mesmos. Simultaneamente, foi solicitado apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), localizado em Tefé (distante 575 em linha reta de Manaus e 56Km em linha reta de Uarini), para que enviasse reforços a Uarini. Segundo o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel PM Fábio Honda, foram imediatamente acionados oito policiais do Tático Móvel de Área (TMA) que encontravam de sobreaviso, os quais partiram de Tefé por volta de 11h50 em uma embarcação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva. Em seguida foram enviados mais policiais do TMA do 3º BPM a Uarini, os quais estavam retornando de uma Operação de Fiscalização ambiental, totalizando 22 policiais de reforço enviados de Tefé.

Após horas de negociação, os presos liberaram o refém, se renderam e entregaram as armas que portavam, fato ocorrido por volta de 13h00. A partir de então teve início o processo de revista e recontagem dos presos, de verificação de feridos e de danos causados ao DIP. 34 presos foram recapturados, não tendo sido confirmado o número exato de presos que fugiram.

O Ten PM Gilfran foi atingido por uma pedrada durante a rebelião, sofrendo uma fratura em um de seus punhos, e alguns presos precisaram ser atendidos no Hospital de Uarini por mal-estar. A carceragem do DIP ficou completamente destruída e houve depredação em vários ambientes.

Após tratativas entre Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a SEAP, o Poder Judiciário, a Prefeitura de Uarini e outros órgãos, decidiu-se pela transferência dos presos rebelados, tendo parte deles sido transferida para Alvarães e parte para Tefé. A Operação de transferência envolveu 3 lanchas rápidas, sendo concluída às 22h00 com a apresentação dos últimos presos na Unidade Prisional de Tefé, onde permanecerão até segunda ordem.

Foto: Divulgação/PM