A Câmara Municipal de Tefé realizou na noite de ontem, quinta 04/07, e na manhã de hoje sexta-feira, 05/07, as primeiras sessões ordinárias do segundo período legislativo. Contrariando a expectativa de que nem todos compareceriam, os parlamentares voltaram do recesso parlamentar abrindo espaço para a participação da Agenda Positiva, fórum que reúne representantes de diversas entidades e que levou ao conhecimento do plenário a sua pauta de discussão, entre os quais os temas: jazidas de óleo e gás no município, trânsito na cidade de Tefé, energia elétrica, locais com risco de sinistros na cidade, o controle social sobre os royalties do petróleo e gás natural, destinação adequada dos resíduos sólidos, barco para atendimento hospitalar ribeirinho entre outros. O tema mais abordado na sessão de quinta foi a arrecadação municipal de recursos com a exploração das riquezas minerais e a impacto social e econômico para o município. Praticamente todos os vereadores falaram de seu posicionamento sobre o assunto, e os representantes da Agenda Positiva puderam também se pronunciar. Outro assunto abordado foi a criação do conselho das cidades, que visa discutir com a população as políticas públicas que deverão ser implementadas pelo executivo.
Para Astrogildo Moraes, representante do ICMBIO, o encontro foi positivo, o objetivo era sensibilizar os vereadores para a criação do conselho das cidades, previsto no plano diretor, e que agora outras reuniões deverão acontecer para dar início aos trabalhos. O vereador Juvenal Filho, cacau, disse ter achado importante a participação da Agenda Positiva, principalmente na discussão sobre os royalties, que segundo ele, Tefé já está recebendo, e que sem sombra de dúvidas, está deixando uma boa expectativa para 2012.
Presidente da Câmara encaminha prestação de contas de Sidônio às Comissões.
Ainda na sessão de quinta-feira no início dos trabalhos, o Vereador Juvenal Filho apresentou aos vereadores a prestação de contas do ex-prefeito Sidônio Gonçalves relativa aos anos de 2005,2008 e 2009, que foram encaminhadas pelo Tribunal de Contas do Estado para aprovação da Câmara. Inicialmente, o Vereador Cacau encaminhou as contas para as comissões de Gestão e orçamento e Constituição e Justiça do Legislativo, que deverão nomear os relatores, emitir parecer, e posteriormente ser levada a plenário para votação.