Amazonino lidera, mas decisão só no segundo turno, dizem pesquisas

O governador Amazonino Mendes (PDT), pré-candidato à reeleição, lidera a intenção de voto do eleitorado amazonense em duas pesquisas divulgadas nesta segunda, dia 16, das empresas #Pesquisa365 e Action. Em ambas, a perspectiva é de segundo turno na eleição ao Governo do Estado.

Seus três principais adversários, contudo, seguem próximos, embolados na segunda posição. São eles David Almeida (PSB), Omar Aziz (PSD) e Wilson Lima (PSC).
Basicamente, as empresas de Durango Duarte e Afrânio Soares percorreram caminhos parecidos no número de entrevistas, nos municípios onde coletaram as intenções, no percentual de eleitores entre capital e interior e até na margem de erro. Os resultados, contudo, apresentam cenários diferentes.

No estudo da #Pesquisa365, de Duarte, Amazonino tem 24,8% da intenção de voto. David 16,4%, Omar 12,9% e Wilson 12,6%.

O número de entrevistados que não escolheu nenhum dos nomes e ainda não se decidiu sobre o candidato é de 32%.

Amazonino aparece no estudo da Action, de Soares, com 34,3%, seguido pelo mesmo grupo da outra pesquisa: David com 19,6%, Wilson com 17,9% e Omar, 11,6%.

Segundo turno
De acordo com a Action, Amazonino Mendes venceria as eleições se disputasse com David Almeida e o apresentador Wilson Lima (PSC).
Com David, o resultado seria de 42,1% a 35,3%.
Com Wilson Lima, Amazonino ficaria com 41,8% e o candidato do jornal A Crítica, com 36,6%.
A #Pesquisa365 também testou três cenários de segundo turno de Amazonino Mendes com David Almeida, o senador Omar Aziz (PSD) e Wilson Lima.
Dos três, segundo o estudo, David é o único que pode derrotar Amazonino, e com um resultado apertado de 36,7% contra 36,6%, do atual governador.
Amazonino venceria Omar de 36,5% a 28% e Wilson Lima de 38,6% a 32,5%.

Rejeição
Segundo a Action, entre os dois líderes da corrida, há um fator favorável a David Almeida. Ele tem menor rejeição, enquanto Amazonino, disparadamente, a maior: 5,6% a 26,7%.

Dados das pesquisas
Action – ouviu 2.184 eleitores, sendo 1.202 na capital e 982 no interior A margem de erro amostral para um nível de confiança de 95% é de 2,1% para mais ou menos. O estudo foi realizado entre 5 e 11 de julho e registrado no TRE-AM sob o nº AM-08474/2018.
Os municípios da pesquisa são Manaus, Tabatinga, Coari, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Tefé, Eirunepé, Manicoré, Lábrea, Presidente Figueiredo, Maués, Careiro, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba, Borba, Carauari, Benjamin Constant, Autazes, Humaitá e Boca do Acre.
#Pesquisa365 – Ouviu 2 mil pessoas entre 9 e 14 de julho em Manaus e mais 20 municípios, incluindo os principais colégios eleitorais do Amazonas, o que faz a pesquisa corresponder ao universo de 85% do eleitorado. O registro no TRE-AM foi sob o número 01356/2018. A margem de erro é de 2,2%.

Veja os dados completos das pesquisas:
#Pesquisa365
Action

Com informações do BNC Amazonas / Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.