Câmara promulga lei que garante tratamento oftalmológico para alunos da rede municipal

O presidente da Câmara Municipal de Tefé, João Paulo Rodrigues do Nascimento(PV), promulgou, na terça-feira(10), a lei nº 120/2017, de autoria da vereadora Zoraima Pinho(PHS), que trata da obrigatoriedade de avaliação oftalmológica para alunos da rede municipal de ensino.

O texto da lei diz que passa a ser obrigatório, a partir do próximo ano, no âmbito do município, a realização de avaliação oftalmológica, no início do ano letivo, nos alunos matriculados nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil. Essas avaliações deverão ser disponibilizadas pela prefeitura municipal, através de ambulatórios de oftalmologias adequados nas unidades de saúde, para melhor atendimento aos alunos, com a finalidade de detectar a deficiência visual no período escolar. Os exames deverão ser agendados pela direção de cada escola, junto à secretaria municipal de saúde, mediante a programação de turmas. O texto diz ainda que o comprovante da realização do exame, disponibilizado pela secretaria de saúde para os pais dos alunos, deverá ser anexada à documentação escolar do estudante. Os meios para o tratamento para os casos específicos das doenças oftalmológicas detectadas, deverão ser disponibilizadas pela secretaria municipal de saúde, tais como acompanhamento médico, realização de cirurgias e confecção dos óculos. O texto ressalta que para ter os benefícios da lei, a família do aluno deverá comprovar renda, no máximo de dois salários mínimos.

O projeto de lei foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Tefé e encaminhado para a sanção do executivo, que vetou o projeto de lei, sob o argumento de falta de recursos para a execução. De volta à Câmara, o presidente da casa, vereador João Paulo, usou das prerrogativas previstas na Lei Orgânica dos Municípios, e Regimento Interno da Câmara, visto que, em sua análise, a matéria é de extrema importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes e garantiu a promulgação da lei.

Foto: Arquivo/Portal TeféNews

1 COMENTÁRIO

  1. logo em seu primeiro mandato a vereadora mostrou a que veio… enquanto outros velhos ratuinos nem se quer tem a dignidade de trabalhar, pois só é ir lá nas seções (2 por semana) e dos 15 estarão no máximo 10… o presidente como sempre só manda… as comissões pelo amor de Deus…. justiça (ribeiro)…. kkkkk… usa a tributa cheio de cachaça e e decorro parlamentar…. a maioria com rabo preso….. eita tefé….. teu legislativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.