Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) definiu, nessa quarta-feira(21), os oito nomes que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar os serviços de telefonia móvel prestados no Estado. A CPI da Telefonia Móvel foi aprovada na sessão plenária da Casa Legislativa. Segundo o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), os trabalhos da comissão devem ser guiados pelas leis de defesa do direito do consumidor.
Farão parte da CPI da Telefonia Móvel os deputados Marcos Rotta (PMDB), Marcelo Ramos (PSD), Adjuto Afonso (PP), Sidney Leite (DEM), Marco Antônio Chico Preto (PSD), Wanderley Dallas (PMDB), Luiz Castro (PPS) e Orlando Cidade (PTN). A relatoria e a presidência da comissão serão decididas em reunião, hoje de manhã, no 4º andar da ALE-AM, entre os deputados. Cinco serão titulares e três suplentes. Marcos Rotta, Marcelo Ramos e Adjuto Afonso que propuseram a CPI, devem estar entre os titulares.
Segundo Marcos Rotta, “a Assembleia do Amazonas já esgotou todos os mecanismos possíveis e imagináveis para chamar as empresas às suas responsabilidades”. Para ele, “a CPI é uma ação necessária”. “Já ingressamos com ações contra as operadoras, sugerimos multas e realizamos audiências públicas, mas nada disso surtiu efeito”, afirmou o parlamentar. Ele acredita que uma das contribuições da CPI da Telefonia Móvel no Amazonas será propor mudanças nas legislação dos 62 municípios do Amazonas sobre a instalação de torres para celulares.