Eleições 2018: Dra. Mayara Pinheiro fala ao Portal Tefé News. Confira

Uma das principais surpresas desta eleição, Dra. Mayara Pinheiro, candidata a deputada estadual pelo Progressistas, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tefé News, onde conta sobre sua trajetória desde sua atuação como médica dermatologista até esta eleição. Dra. Mayara se especializou na Fundação Alfredo da Matta e logo após sua formação foi servir o município de Coari como médica. Eleita vice-prefeita do município em 2016, entrou para a história ao lado do irmão com uma das maiores votações registradas até aqui. Juntos, foram a única prefeitura do Brasil a pagar, além do abono, o 13º, 14º 15º e 16º salários aos professores da rede municipal. Construíram mais de 60 escolas, reestruturam todo o sistema de saúde e implantaram a UBS Fluvial que, em menos de seis meses, atendeu mais de 13 mil pessoas na zona rural.

TEFÉ NEWS: Queremos começar conhecendo mais a senhora. Quem é a Dra. Mayara Pinheiro?

MAYARA: Sou médica-dermatologista, com especialização no Alfredo da Matta, mãe, esposa e amazonense! Em 2016 fui eleita vice-prefeita de Coari, ao lado de meu irmão Adail Filho, com uma votação histórica. Nossa cidade estava abandonada, sem saúde, sem educação, sem o respeito ao funcionalismo público que passou a ter seus salários atrasados, a prefeitura totalmente endividada… enfim. E a população sabe que nosso grupo político sabe construir e reconstruir, enquanto a oposição só sabe destruir. E por isso nos deu essa responsabilidade. Na frente da prefeitura, fizemos da educação, da saúde e do equilíbrio nas finanças, nossas prioridades e com a graça de Deus e apoio de nosso povo estamos dando a volta por cima.

TEFÉ NEWS: E o que a senhora destacaria entre os feitos realizados neste 1 ano e meio como vice-prefeita?

MAYARA: Equilibramos as contas e não há nenhum servidor ou fornecedor com pagamentos atrasados. Limpamos o nome da prefeitura. Construímos novas escolas e reformamos as que existiam, equipando todas elas. Os alunos voltaram a receber fardamento e kits escolares gratuitos. E fomos o único município no Brasil a pagar, além do abono, o 13º, 14º, 15º e 16º salários aos professores da rede municipal. Acredito que educação não se faz somente construindo prédios. É necessário valorizar quem faz a educação. E como equilibramos as contas, nos programamos para dar esse estímulo aos nossos professores. Graças a economia que fizemos e em parceria com o governo do Estado, até o final do ano, seremos o primeiro município do Amazonas a ter 100% dos seus bairros asfaltados, além da nova iluminação de LED.
Na saúde então, demos um grande salto em qualidade. Temos atualmente mais de 40 médicos especialistas atuando em Coari. O hospital todo reformado e equipado, as UBS funcionando a todo o vapor. A UBS fluvial que tanto sonhamos já é realidade levando saúde para quem mora nas comunidades mais distantes do município. Em apenas seis meses, nossa UBS fluvial registrou mais de 13 mil atendimentos. Enfim. Estamos trabalhando muito e é inegável o quanto Coari avançou em nossa administração.

TEFÉ NEWS: E como foi a decisão para se candidatar a Deputada Estadual?

MAYARA: Você pode esconder tudo, menos um bom trabalho. Todo o trabalho que temos desenvolvido em Coari chamou a atenção do nosso partido Progressistas que me desafiou a disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa, levando para lá uma visão dos desafios que existem no interior do Amazonas. Além disto, meu partido tem por tradição apostar nas mulheres. E hoje na Assembleia são 24 vagas, e dessas 24 vagas somente uma é ocupada por mulher. As outras 23, por homens. E por mais que eles se esforcem, existem temas que somente as mulheres conhecem melhor. E é preciso ampliar a participação feminina em todos os lugares, inclusive na Assembleia.

TEFÉ NEWS: E como foi sua reação diante do convite?

MAYARA: Em março deste ano o Brasil perdeu uma jovem vereadora assassinada no Rio de Janeiro. A Marielle. Aquilo mexeu muito comigo, pois faço parte de uma geração de políticos determinado a fazer o certo por ser o certo. Então quando o convite chegou, vi nisso uma forma de reforçar ainda mais a luta que precisamos ter em favor dos mais humildes e dos mais excluídos. E por isso disse sim. Além do mais, nossa região tem sofrido com a violência. E isto é uma temática de alçada estadual. Como deputada vou poder reforçar a importância de que os municípios de nossa região recebam uma atenção especial do estado para combater essa onda.

“A gente precisa aprender a jogar junto, em parceria, desenvolvendo juntos as potencialidades da nossa região”

TEFÉ NEWS: Seus opositores têm usado muito sua condição de vice-prefeita de Coari para dizer que como deputada a senhora só iria cuidar de Coari. O que a senhora tem a nos dizer sobre isso?

MAYARA: Diria de primeira que isso é conversa de quem não tem o que propor de sério, e tem medo de ver uma mulher se destacando. Segundo, se eu fosse uma pessoa que só me importasse com os coarienses, não teriam tantas pessoas de Tefé, de Uarini, de Alvarães, Fonte Boa, dentre outros, sendo atendidas todos os dias em Coari em nosso sistema de saúde. O que esses opositores de mente pequena não conseguem observar é que quando Tefé, por exemplo, tem um problema de segurança, este problema não é só de Tefé. Isto é de todos os municípios próximos: Coari, Uarini, Alvarães, enfim. Administrando Coari foi que vi a importância de que nossas cidades lutem de forma integrada. Nós temos que parar com essa história dos municípios se isolarem. A gente precisa aprender a jogar junto, em parceria. Desenvolvendo juntos as potencialidades da nossa região. E o que eu mais quero é ver todos os municípios daqui desenvolvidos, gerando emprego, com segurança e saúde de qualidade para todos.

TEFÉ NEWS: Vamos aproveitar e falar sobre a saúde. Quais as defesas que a senhora faz sobre esse tema?

MAYARA: Esta é a área que conheço e me dedico por ser médica. Já falei algumas coisas sobre o que fizemos na saúde de Coari, mas acabei esquecendo de citar a UTI aérea que conquistamos. E aqui mora um gargalo para todos os amazonenses. Grande parte dos procedimentos ainda se concentram em Manaus. Se alguém é acometido de algo mais grave precisa ficar implorando ajuda de políticos para tentar chegar em Manaus. E quando chegam ainda são abandonados. Isso é um desrespeito. Existem recursos para TFD (tratamento fora do domicílio). Como deputada quero de imediato defender mutirões de cirurgia nos municípios. Vou defender ainda investimentos para a construção de hospitais dedicados ao cuidado da mulher. Defenderei o incentivo e manutenção das Casas de apoio às pessoas com Câncer no Amazonas. Quero ser a defensora também do aumento de profissionais de saúde para os municípios, enfim. Gosto dessa área e com a confiança de nosso povo e com o voto poderei ser uma deputada atuante na defesa da saúde.

TEFÉ NEWS: Todo mundo fala que o Amazonas tem um grande potencial para o setor primário. Mas apesar da vontade dos produtores, não parece sair do lugar. Como a senhora, uma vez deputada, pretende ajudar esse importante setor da economia?

MAYARA: Atualmente no Amazonas quem mais gera empregos não é governo, não é o distrito industrial, é o setor primário. E apesar desse potencial, os governos anteriores investiram em média somente 0,69% do orçamento no setor primário. E para ser sincera, esse valor dá somente para manter os escritórios do IDAM funcionando e pagar folha. Só. Por isso não houveram avanços nos últimos anos. Este ano houve a aprovação de uma emenda que vai aumentar esse valor para 3%. E com isso todos nós esperamos que o setor volte a crescer. Mas para isso é necessários deputados que fiscalizem, que sejam atuantes.
E eu vou fazer parte desses defensores do setor primário para alavancar a produção da farinha, do açaí, da piscicultura, da castanha. Pra você ter ideia, uma das poucas farinhas legitimamente amazonenses ainda são as que são exportadas de Tefé, Uarini, dessa região. O resto, vem tudo de fora. Mais especificamente do Paraná. Até o peixe que os amazonenses estão comendo vem de outros lugares e não daqui. Isso tá errado. Ao invés de gerar empregos aqui e trazer dinheiro para cá, eles estão sendo levados para fora.
Precisamos da agroindústria funcionando em nossos municípios. Manaus e o interior precisam jogar juntos nessa construção, tanto para produção quanto para escoamento.
A AFEAM precisa cumprir o seu papel, porque até agora não mostrou a que veio. Não é mil reais, dois mil reais… Tem que chegar o dinheiro de forma mais fácil na mão do produtor.
No mundo inteiro, todo setor produtivo, tem incentivo. No Amazonas não tem incentivo de nada. O BASA é uma burocracia para conseguir crédito. Tem o Banco do Brasil que raras pessoas conseguem ter acesso aos programas, principalmente o pequeno produtor. Isso precisa mudar e eu vou trabalhar para isso.

TEFÉ NEWS: E educação deputada? Quais serão suas bandeiras?

MAYARA: O atual Ministro da Educação Rossiele Soares, que já foi secretário de educação no Amazonas, apresentou um dado alarmante. Pelo menos 70% dos alunos no Brasil tem dificuldade para ler e escrever. Veja como são as coisas, nós ainda sequer avançamos a etapa inicial da educação que é o saber ler e escrever. Ainda existem no Amazonas municípios com 25% de sua população analfabeta. Ou seja, de 4 habitantes, uma não teve o direito de saber ler e escrever. E aí a gente pergunta: onde estavam os deputados? Onde estavam os homens e mulheres desse Estado que não se ligaram para isso? Está na hora de enfrentarmos esse debate de frente. Os professores precisam voltar a ser respeitados na sala de aula. Não podemos mais cair na armadilha de uma educação de faz de conta. Está mais do que provado que alunos que estudam e m tempo integral tem melhores resultados do que os que não estudam. Vou defender na Assembleia, junto ao governo, o aumento das escolas de tempo integral no Amazonas. Precisamos aumentar ainda o número de cursos profissionalizantes para nossos jovens se capacitarem mais cedo para o mercado de trabalho. Além do mais, estou determinada a ser uma guardiã da nossa Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para que ela continue crescendo e aumentando seu respeito tanto a nível local, como nacional e mundial.
Educação é a porta que vai livrar a muitos da pobreza e do abandono. E sem dúvidas é o único caminho para o Amazonas prosperar de verdade.

“O resultado das eleições precisa ser favorável para o Amazonas, não para político A ou B. É isto que espero”.

TEFÉ NEWS: E quais as expectativas sobre o resultado das eleições? Acha que serão favoráveis?

MAYARA: Estamos trabalhando, conversando muito, apontando essa nova direção necessária para o futuro do Amazonas. Mas a decisão mesmo é de nossa população. O resultado das eleições precisa ser favorável para o Amazonas, não para político A ou B. É isto que espero. E se receber a missão de representar os amazonenses na Assembleia, estarei pronta para fazer um grande trabalho.

TEFÉ NEWS: Muito obrigado por sua entrevista e por responder nossas questões.

MAYARA: O trabalho que o Tefé News faz merece todo o nosso reconhecimento. Conhecemos as dificuldades que o interior tem de acesso à internet em pleno ano de 2018. Mas ainda assim, o Tefé News é esse sucesso que todos respeitam e amam. Obrigado pelo espaço para compartilhar nossas ideias e defesas e aproveito para pedir o voto de confiança dos amigos que estarão acessando nossa entrevista. Se você quer apostar no trabalho que já realizamos e acredita que posso representa-lo bem, no dia 7 de outubro me escolha para deputada estadual. Na urna digite 11.111, será o segundo voto. Primeiro você vota para deputada federal e em seguida para deputado estadual. No demais, quero fazer um pedido: não vamos desistir do Amazonas. Nosso hino diz que só triunfa a esperança que luta. O Amazonas merece nossa luta. Sou mulher de luta. E você?

Foto: Divulgação