Entrevista com Sidônio Gonçalves

Em uma entrevista exclusiva, o ex-prefeito quebra o silêncio e fala do processo eleitoral desse ano, dá nome aos que teriam lhe prejudicado, fala da sua relação com os maiores líderes políticos do estado, e revela quem apoiará, caso não consiga ser candidato. Confira a entrevista:

 

TeféNews – Vamos direto ao assunto, o senhor é candidato nas eleições 2012 em Tefé?

Sidônio – Nós estamos trabalhando junto às pessoas que estão nos ajudando, inclusive o Governador Omar Aziz colocou a nossa disposição uma advogada que é especialista na área eleitoral, e nós estamos trabalhando nesse sentido. Não podemos ter os mesmos problemas que aconteceram anteriormente, estamos consultando a justiça eleitoral e isso tudo é um processo. Temos algumas pendências, mas tenho certeza que será resolvido, não foi nada daquilo que foi noticiado.

TefénewsO que existe de concreto nisso tudo?

Sidônio – De concreto é que as pessoas que nos apóiam em Manaus como o Governador Omar Aziz, o prefeito Amazonino Mendes, o deputado Federal Átila Lins, o dep. Sidney Leite, Abdala Fraxe e agora temos uma aproximação forte com o líder do governo Sinésio Campos  e outros estão trabalhando juridicamente para que isso possa acontecer, o mais importante é o apoio do povo de Tefé. Eu sou como qualquer candidato, eu tenho direito de ser candidato, até porque me tomaram o mandato. Não foi o povo que me tirou da prefeitura, e sim a Justiça, e a população sabe realmente o que aconteceu. Eu fui vítima do sistema dos poderosos. Isso foi uma fase que passou na minha vida e eu tenho certeza que nós vamos voltar e seremos candidato.

TeféNewse se porventura a justiça eleitoral não deferir a sua candidatura, o senhor já tem algum nome que possa indicar, mesmo sabendo que praticamente todos os candidatos gostariam de ter o seu apoio?

Sidônio – é muito importante que a população entenda: porque político e politicagem existem muitos. Aí está o exemplo da política de Tefé. Durante esses anos eu convivi com várias lideranças políticas, inclusive com pessoas que trabalhavam comigo, vereadores que se elegeram na nossa legenda, e nós fomos pra campanha defender um trabalho e infelizmente eles não tinham compromisso com a população que sabe o que era Tefé antes de nós chegarmos lá, e o que foi depois que nós assumimos. Eu procurei ver o todo e não uma meia dúzia, talves esse foi o meu erro, mas eu continuaria errando, mas não me curvaria as mentes que não tem compromisso com a população, políticos que estão há anos pendurado no poder e não produziram nada pro município. E eu digo em respeito a UEA, em respeito aos filhos de Tefé que estão estudando e se desenvolvendo, eu digo que serão ótimos nomes para renovar a classe política, para que a mesmice não tenha mais vez, porque se continuar dessa maneira eles irão fazer mais vítimas, assim como eu fui. Pessoas que tiveram do meu lado depois me abandonaram porque quem dá mais é o que vale pra eles, não é o compromisso com o povo. Eu tenho uma preocupação muito grande com isso. Dos políticos que eu convivi talvez eu possa citar um ou dois nomes pra continuar o trabalho.

TeféNews – Não sendo candidato,quem o senhor poderá apoiar para prefeito de Tefé?

Sidônio – Fora do meio político nós temos um nome sério, que eu sempre admirei. É um exemplo de administração até melhor do que a minha. Nós vamos trabalhar o nome do empresário Antenor Paz. Uma pessoa que após a minha saída sempre tivemos conversando, trocando idéias e ele foi desde o primeiro momento me conquistando. Eu me identifico muito com ele. Uma pessoa séria. Se eu for candidato ele será o meu vice, isso já está definido. Já tinha convidado ele desde a eleição passada, e eu tenho certeza que se eu não puder ser candidato o empresário Antenor Paz terá todas as condições de desenvolver um grande trabalho. E eu estarei sempre por perto, ajudando.

TeféNews Em relação ao seu processo em Brasília, o senhor ainda tem esperanças de voltar pra prefeitura assim como outros prefeitos?

Sidônio – Nem todos os Prefeitos foram afastados, só os dos municípios pequenos, o de Florianópolis, por exemplo, não saiu, e graças a Deus o ministério público federal já deu parecer favorável, porque já se criou jurisprudência no STF que nós temos o direito de voltar, e se eu voltar eu vou continuar sendo a mesma pessoa, sem revanchismo com quem quer que seja. Eu não gastei dinheiro na minha eleição, não comprei voto, o povo votou no meu trabalho, e eu vou continuar trabalhando, não sei quando vai acontecer, mas vou tentar recuperar o que foi destruído. Tá tudo quase na mesma condição quando eu encontrei o município na época do Hélio Bessa ou até pior.

TeféNews –  Em relação a sua administração, quais os acertos e os erros que o Sr. não cometeria mais?

Sidônio – Primeiro diziam que eu era ditador e mandão, mas muitas vezes eu fui motivado pelas pessoas a fazer trocas que não deram certo. E isso eu não farei mais. Em certas coisas eu não agirei assim. Por exemplo, na SEMED, onde teve os problemas com o TCU, o ex-secretário fazia política. Ele era um agente político dentro de uma secretaria, tanto é que a liberdade que eu dei pra ele de administrar todos os contratos dos professores, e os funcionários ficaram contra mim, e isso eu não vou fazer mais, vou chamar pra mim a responsabilidade, eu deixei muito a vontade e foi onde tive os maiores problemas, ao contrário da saúde que eu visitava todo dia, e graças a Deus funcionou.

 TeféNews – Como fica o apoio do governador à sua candidatura ou a do empresário Antenor Paz?

Sidônio – quando eu vim pra Tefé, a pedido do ex-governador amazonino Mendes, eu cheguei nas ruas  caminhando sem apoio político porque acreditava que a maior liderança política é o povo, em cinco anos e alguns meses o povo avaliando o meu trabalho, eu tenho certeza que posso contar com esse apoio. Eu apoiei o senador Eduardo Braga e ele já me recompensou porque na última eleição ele foi lá contra mim, mas isso já foi superado, apoiei o Omar Aziz, que até hoje tenho uma boa relação, inclusive nos deu o PSD, tenho o apoio do Átila Lins, um grande amigo, do Sidney Leite, do Sinésio campos, do Abdala Fraxe, do Belão Lins…outra lição que eu tirei da minha administração foi a de todo o meu grupo político não apoiar um só candidato, foi um erro terrível, desde Alvarães, até porque quando eu abri mão pro meu grupo apoiar vários candidatos, nós não elegemos  deputados  porque repartimos os votos. Se eu voltar pra prefeitura hoje todos os funcionários em todas as secretarias tem um só candidato, ao governo, senado, deputado federal…por exemplo o Sabino Castelo Branco subiu no meu palanque, se elegeu, depois ficou contra mim, e eu pergunto quem é o Sabino ?O que ele faz por Tefé? Isso não vai acontecer mais, não vamos repartir os votos..

TeféNews – O governador disse que não sobe no palanque de ninguém, o que o Sr. acha disso?

Sidônio – ele tem que fazer isso mesmo. No interior o Omar foi apoiado pela situação e oposição, mas não deixará de ter aquela consideração por um ou outro candidato. Eu já disputei eleição contra o governo e conseguimos ganhar mesmo com todo o dinheiro, mas na eleição suplementar eu fiquei surpreendido com o volume de dinheiro investido, em uma campanha de apenas dois anos de mandato, só quem não viu foi a justiça. As pessoas eram calculadas pelo seu valor eleitoral: lideranças, vereadores, pastores evangélicos dependendo da denominação, cada um tinha seu valor. Eu não faço campanha desse jeito, não compro voto, eu tenho uma proposta de trabalho.

TeféNewsExiste a possibilidade de  apoiar o Papi, atual   prefeito de Tefé?

Sidônio – (risos) Não pra deus me castigar, mas eu prefiro uma boa morte, do que fazer uma aliança com ele. Nada contra a pessoa do Papi, mas todo mundo já sabia que esse rapaz não é uma pessoa de responsabilidade. Tanto é que nesse período tá comprovado que ele não tem compromisso com a população. Tefé voltou ao que era antes, a era Papi não tem diferença nenhuma da era Hélio Bessa, o que se construiu com muito sacrifício ele conseguiram acabar, inclusive máquinas, motores que ficaram funcionando… Não há a mínima possibilidade da gente ter uma aliança, inclusive pelo grupo político que o apóia, eles foram muito “sacanas” comigo, e eu posso citar os nomes, pra começar a corrente de “sacanagem” o presidente da Câmara, o Juvenal “cacau” ..vou lhe dizer… Vocês não imaginam o que ele me fez, o Carioca…outro também, e pra fechar o bloco o Neto Andrade, uma decepção total, apesar de eu conhecer o seu pai, que é um homem de caráter. Não existe a menor possibilidade de aliança com o papi, jamais! Não vou apoiar quem tem compromisso com si e não com o povo, não quero nem que elas vão à minha casa, e a minha mensagem pra população, e que aprendam a escolher melhor, para não acontecer o que aconteceu.

Sidônio e Antenor Paz na abertura dos trabalhos da ALEAM

Entrevista concedida com exclusividade ao Portal TeféNews.com. br