TCE abre investigação contra ex-secretário de cultura de Tefé

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) abriu uma representação para investigar eventuais irregularidades praticadas por José Ézio Bezerra Bessa Junior, ex-secretário municipal de cultura e primo do ex-prefeito de Tefé Normando Bessa.

A representação, que terá como relator o presidente da corte Érico Desterro, visa apurar indícios de irregularidades como nomeação para cargo público sem o devido respaldo legal, acúmulo de cargos, incompatibilidade de horários e ausência de formação acadêmica para o cargo ocupado.

Enquanto secretário municipal, Ezinho, como é conhecido na cidade, também acumulava a função de “professor temporário”, mesmo sem ter a graduação para tanto. Na época, o prefeito Normando Bessa utilizou a prática para turbinar o salário de servidores que também eram seus parentes.

Durante sua gestão, Ezinho foi alvo de diversas denúncias populares, como pagamentos suspeitos para empresas de aluguel de palcos mesmo durante períodos onde não houve eventos significativos no município, incluindo durante o ano de 2020, em plena pandemia de coronavirus.

Caso sejam comprovadas as irregularidades, Ézio poderá ser condenado a devolver todo o dinheiro recebido inadequadamente, bem como pagar multa a fim de restituir o erário do mal causado pelo ex-servidor.

Foto: Reprodução/Redes sociais