Vereador apresenta projetos que obrigam Hospital e UBS a divulgar lista de médicos plantonistas, e também medicamentos disponíveis

Dois projetos de leis com o tema  saúde e  transparência foram apresentados na Câmara Municipal de Tefé, pelo vereador João Paulo Rodrigues do Nascimento(PV).

O primeiro, de nº 002/2017, trata da obrigatoriedade da divulgação, por parte da Prefeitura de Tefé, através de seu site oficial e redes sociais, e ainda afixadas no hospital e UBS, de uma relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde, e o telefone das respectivas Unidades Básicas de Saúde no município.

O projeto diz que a lista de medicamentos deverá ser atualizada periodicamente, afim de que as informações, nela constante, estejam padronizadas e correspondam a realidade dos fatos.

O segundo projeto apresentado, de nº 003/2017, dispões sobre a obrigatoriedade do Hospital do município e Unidades Básicas de Saúde, fixar listas dos médicos plantonistas e do responsável pelo plantão, em local visível, com a possibilidade do executivo dispor ainda, um telefone, para receber denúncias da população, sobre o andamento desses serviços.

O PL determina ainda que na lista deverão constar as respectivas especialidades médicas e os horários das escalas de plantão. No artigo se enquadram os pronto-atendimentos, pronto-socorros e unidades básicas de saúde.

Sobre os dois projetos apresentados, o vereador João Paulo declarou que mantém contato com a população todos os dias, e as matérias apresentadas, refletem as necessidades dessa população, que utilizam o serviço de saúde diariamente.

Os dois projetos de lei, apresentados pelo presidente da Câmara, foram encaminhados para as comissões competentes da casa.

Foto: Arquivo/ Portal TeféNews