Wilson Lima será governador, anuncia primeira pesquisa do dia

Primeira pesquisa eleitoral prevista para ser divulgada nesta sexta-feira, dia 26, acaba de ser postada e anuncia que o candidato a governador pelo PSC, Wilson Lima, será o futuro governador do Amazonas.

A pesquisa é da empresa Pontual e diz que a folga do outsider sobre uma das maiores lideranças políticas da história do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), aproxima-se de quase o dobro do pedetista.

Os números indicam que Wilson vence o pleito, neste momento, com 64% das intenções de votos contra 36% de Amazonino.

O estudo diz também que o governador perde a eleição em Manaus, por 69% a 31%, e nos quatro maiores colégios eleitorais do Amazonas: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Coari, onde venceu no primeiro turno com 53,55% dos votos.

Agora, porém, a pesquisa eleitoral indica que ele deve perder a disputa por 57,46% a 42,54%.
Em Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, terceiro maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, segundo o estudo, o governador não chegará a 1/4 dos votos.
Neste local, a pesquisa identificou cenário de vitória acachapante de 76,32%, de Wilson Lima, contra 23,68% de Amazonino Mendes.

Em Manacapuru, o governador já havia perdido a eleição no primeiro turno. Ele ficou em segundo lugar, atrás de David Almeida.
Nessa fase do pleito, Amazonino ficou com 29,57% dos votos, o que significa dizer que, caso os números da Pontual sejam confirmados no domingo, o governador teve um significativo recuo em seu eleitorado.

Em Itacoatiara, segundo maior colégio eleitoral do interior, onde também perdeu a eleição no primeiro turno, Amazonino agora está perdendo no confronto direto com Wilson Lima pelo placar de 62,28% a 37,72%.
Nesse município, no primeiro turno, Wilson Lima recebeu apenas 16,94% dos votos, no dia 7.
Em Parintins, maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, Wilson vence a eleição com 66,11% dos votos contra 33,89%.
Além desses municípios, a Pontual também ouviu eleitores de Tefé, Maués, Iranduba, Benjamin Constant e Tabatinga e o resultado geral no interior é de 59% para Wilson contra 41% de Amazonino.

A segunda pesquisa eleitoral do dia será divulgada a partir das 7h30 desta sexta-feira no programa Manhã de Notícias (89,7 FM), do jornalista Ronaldo Tiradentes, que acertou o resultado do primeiro turno e por isso é o estudo mais esperado do dia.

Fonte: BNC Amazonas