A banda católica Rosa de Saron realizou na noite de sábado (10) um show que reuniu milhares de pessoas na Praça Remanso do Boto/Muralha. O espetáculo aconteceu no mesmo local onde há um mês foi realizado a Festa da Castanha.
A apresentação da banda católica fez parte da comemoração dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa, padroeira de Tefé e reuniu não só o publico católico mas também pessoas de várias denominações religiosas. Milhares de jovens cantaram as canções da banda.
O bispo de Tefé, Dom Fernando Barbosa fez a abertura do espetáculo agradecendo ao público e destacando a comemoração do nascimento da padroeira de Tefé.
A prefeitura de Tefé, que patrocinou o evento, monteve a mesma estrutura utilizada na Festa da Castanha. Sonorização, palco e iluminação que foram contratadas de Manaus.
Os grandes sucessos da banda foram cantados pelo público presente, formado na sua maioria por jovens que disputaram o espaço na frente do palco para ficarem mais próximos dos integrantes da banda.
Sobre a Banda Rosa de Saron
Formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), a banda Rosa de Saron surgiu em 1988 na cidade de Campinas/SP, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica.
Em pouco tempo o Rosa de Saron começava a compor suas próprias músicas e a participar de festivais, sempre garantindo as primeiras colocações, levando a banda a ser conhecida na cena musical de Campinas e, em seguida, a gravar seu primeiro álbum, “Diante da Cruz”. O segundo disco “Angústia Suprema”, desperta o interesse fora do meio religioso e é altamente elogiado por revistas especializadas.
Em 1999, a Banda grava o single “Olhando de Frente”. Em 2002, após a troca de vocalista, o Rosa de Saron lança “Depois do Inverno”, que consagra a banda. Em 2005, lança “Casa dos Espelhos”, eleito em 2006 como o 3° Melhor disco de Hard Rock Nacional. Em 2007, a banda grava o CD “Acústico” que, por meio de arranjos muito bem elaborados e de uma excelente interpretação, apresenta ao público um trabalho de altíssima qualidade.
Para celebrar 20 anos de carreira, em 2008 a banda grava seu primeiro DVD, o “Acústico e Ao Vivo”, primeiro trabalho a ser distribuído pela gravadora Som Livre, rendendo ao grupo seus primeiros DVD e CD de Ouro. Depois do enorme sucesso com o formato acústico, retornam ao formato elétrico com “Horizonte Distante”, que concedeu à banda um novo Disco de Ouro.
Em dezembro de 2010, dando continuidade a parceria com a Som Livre, a Banda lançou seu segundo DVD, Horizonte Vivo Distante, que além de registrar a bem sucedida turnê realizada durante o ano, apresentou cinco canções inéditas e a regravação da música “Mais uma Vez”, de Renato Russo e Flávio Venturini. O trabalho concedeu à banda um novo DVD de ouro.
Em 2010 e 2011 o Rosa de Saron foi indicado ao Latin Grammy Awards, um dos prêmios mais importantes da música no mundo, o que consolidou ainda mais o grupo dentro da cena musical brasileira. Também em 2011, à convite da CNBB, apresentou-se na Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, como representante oficial da juventude brasileira no evento.
O 11º trabalho, CD O Agora e o Eterno, com 17 músicas inéditas, reafirmou a vocação de boa aceitação da banda em todos os meios, religioso ou não.
Em 2013, o DVD Latitude Longitude, terceiro DVD ao vivo do grupo e 12º trabalho da carreira, saiu do papel e se tornou um projeto grandioso, gravado em abril no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, com lotação total da casa. O repertório é composto por músicas que fizeram parte da turnê O Agora e o Eterno, além de quatro músicas inéditas: Latitude Longitude (que dá nome ao trabalho e conta com participação especial de Mauro Henrique, da banda Oficina G3), Se, Ironia S/A e Aurora (composta especialmente para ser hino da JMJ do Rio de Janeiro), esta última com participações de Jonny Voice e Renato Vianna, dividindo os vocais com Guilherme de Sá.
O lançamento do DVD Latitude Longitude aconteceu em 24 de julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Na ocasião, a banda participou ativamente da programação, reforçando seu comprometimento com o público jovem e com o evento. O destaque foi a apresentação do vocalista, Guilherme de Sá, para o Papa Francisco durante a missa de encerramento da JMJ e a apresentação da Banda, no final do evento, para cerca de 3 milhões de pessoas, na praia de Copacabana.
Em 2014, a Banda lança “Cartas ao Remetente”, um trabalho de criação diferente, composto durante o final de 2013 e os primeiros meses de 2014, com letras que são fruto de um ano intenso de trabalho. “Esse CD começou a ser gravado em dezembro de 2013. Houve uma pausa de dois meses e retomamos. Essa pausa nos deu tempo para analisar o que já estávamos fazendo e possibilitou uma releitura das nossas experiências anteriores. O resultado foi um CD completo, musicalmente bom e liricamente muito intenso”, conta o vocalista Guilherme de Sá, produtor do disco.
O CD “Cartas ao Remetente”, que tem distribuição da gravadora Som Livre, já está à venda nas principais lojas de todo Brasil e disponível para download no iTunes. Seu lançamento oficial aconteceu em 1º de junho de 2014 e a nova turnê iniciou em julho do mesmo ano, após a Copa do Mundo.
Com 26 anos de estrada, o Rosa de Saron contabiliza 150 mil acessos/mês no site oficial, mais de 2,3 milhões de fãs no Facebook e mais de 23 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume. Apesar de todo reconhecimento e crescimento durante os anos, o objetivo do grupo continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: Fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.
Fotos: Gilson Moraes / Fábio de Oliveira – TeféNews