Defensoria Pública realiza edição itinerante no bairro Presidente Vargas

DSC_8051A Defensoria Pública do Estado do Amazonas vai ao bairro Presidente Vargas, zona oeste, nos dias 25 e 26 de julho, das 8h às 17h para a sexta edição deste ano do projeto Defensoria Pública Itinerante, levando serviços à população mais carente nas áreas cível, criminal e de família, em ação integrada com o Governo do Estado e apoio da primeira-dama Nejmi Aziz.

“O serviço itinerante é uma ação da Defensoria Pública para levar o direito à assistência judiciária gratuita a um número mais amplo de pessoas que não têm condições de pagar por esses serviços”, destaca o defensor público geral, Ricardo Trindade.

O ônibus da Defensoria Pública vai estacionar em frente à Escola Estadual Antônio Péres de Souza, na rua Santa Quitéria, s/n°, levando os serviços de conciliações extrajudiciais, pedidos de pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade, divórcios, entre outros. Um defensor público estará à frente da equipe de 16 assessores jurídicos da Defensoria Pública, que farão o atendimento, divididos em duas equipes – oito na quinta-feira, 25, e oito na sexta-feira, 26.

Segundo o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais da Defensoria Pública, Ricardo Paiva, as pessoas que procurarem o serviço, na Escola Antônio Péres, vão receber uma senha e fazer um cadastro, ainda no ônibus da Defensoria Pública. Em seguida serão encaminhadas para atendimento jurídico. Os casos envolvendo as áreas criminal e cível – geralmente pedido de habeas corpus e pedidos de indenizações – são analisados e encaminhados às unidades específicas. “Mas na área de família os casos têm solução mais rápida, muitas vezes, imediata”, explica o diretor.