Defesa Civil do Estado reúne prefeituras para orientar sobre prevenção a desastres

DSC_4653Representantes de 21 prefeituras municipais do Amazonas receberam treinamento do Governo do Estado para padronização das ações de socorro e prevenção em desastres naturais. A oficina, destinada a coordenadorias municipais de defesa civil, foi realizada pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) nesta terça-feira, dia 27 de agosto, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro da Aparecida, zona sul de Manaus. No próximo sábado, dia 31 de agosto, o treinamento continua com a realização de um simulado técnico em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus).

 

Todas as coordenadorias de Defesa Civil municipais do Estado foram convidadas para o treinamento. A oficina de preparação para desastres ofereceu orientações sobre os procedimentos corretos em casos de perigo, como enxurradas, deslizamento de terras, alagamentos, fortes chuvas e os fenômenos de cheia e seca dos rios, a principal causa de desastres no Estado, segundo a Defesa Civil.

 

“Vamos preparar e capacitar as prefeituras, através das suas coordenadorias municipais, para dar maior ênfase nas suas atuações, na capacidade de resposta, bem como orientações técnicas para a situação de prestação de contas. Isso é algo que a gente coloca muito em pauta porque nós precisamos assessorar bem as prefeituras para manter a linha de transparência”, frisou o secretário estadual de Defesa Civil, Roberto Rocha.

 

No próximo sábado, um simulado técnico de preparação de desastres será realizado no bairro Terra Preta, em Manacapuru. Voltado para moradores de áreas de risco, a nova capacitação vai orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados, os canais para pedido de socorro e, principalmente, alertar sobre a necessidade de atenção para as situações de anormalidade.

 

Investimentos – Para fortalecer os núcleos municipais de Defesa Civil, Iranduba, Manicoré, Tefé e Uarini serão contempladas com kits e veículos para prestação de socorro, recursos da ordem de R$ 600 mil obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional. Estão sendo atendidos nessa primeira fase os municípios que firmaram compromisso em modernizar e definir orçamento para a área.