Cerca de 10 mil profissionais da Engenharia e Agronomia registrados, no Amazonas, estão aptos a ir às urnas, no próximo dia 15 de dezembro (sexta-feira), para escolados novos gestores dos Conselhos Federal (Confea) e Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM (Mútua). A votação acontece das 9h às 19h (conforme o fuso horário de cada localidade), na capital e em 10 municípios do interior. O mandato compreende o triênio 2018/2020.
Ao todo, serão disponibilizadas 19 urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Segundo o coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER 2017), engenheiro civil Mauro Queiroz, o uso de urnas eletrônicas permitirá agilizar o processo de votação, bem como dinamizar a contabilização dos votos de maneira que os vencedores possam ser conhecidos na noite do mesmo dia do pleito.
Só poderão votar profissionais quites com a autarquia até o último dia 14 de novembro, incluindo os vistados (profissionais registrados em Regionais de outros Estados, que são contribuintes do Crea-AM). Apesar do voto ser facultativo, a expectativa é de que, conforme a Comissão Eleitoral Regional 2017, o número de profissionais votantes, no Amazonas, seja em torno de 20% do total de aptos.
Os profissionais devem apresentar, na seção eleitoral onde votará, documento oficial com foto, como por exemplo, Carteira Profissional, Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte. Para saber o local onde votar, o profissional deve acessar o site do Crea-AM (www.crea-am.org.br).
Locais de votação
A capital concentra o maior número de votantes: 9.248. Para abrigar esse contingente, serão disponibilizados três locais de votação: sede do Crea-AM (rua Costa Azevedo, 174, Centro); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – avenida General Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial); e o Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nᵒ, Compensa – próximo à sede do Governo).
No interior, o número de votantes é de 871. Os municípios onde terão postos de votação serão Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé, Manicoré e Urucará.
Conheça os candidatos
Neste pleito, concorrem ao cargo de presidente do Confea os seguintes candidatos: engenheiro eletricista Murilo Pinheiro; engenheiro civil Jobson Andrade; engenheiro civil Joel Krüger; engenheiro civil José Ribeiro de Miranda; e o engenheiro civil Urubatan Barros.
Três candidatos disputam o cargo de presidente do Crea-AM: os engenheiros civis Cláudio Guenka, que vem para a reeleição; Afonso Lins, o qual já atuou à frente do Conselho, e Cláudio Machado, que concorre pela primeira vez a um pleito do Sistema.
Para o cargo de diretor-geral da Mútua-AM, os candidatos são o engenheiro civil Teishin Guenka, que também vem para reeleição; e o engenheiro cartógrafo Antônio Estanislau Sanches. Para diretor- administrativo da Mútua-AM, lançaram-se candidatos o engenheiro civil Allison Leão e o engenheiro eletricista Amarildo Lima.