Estudantes participam da abertura programação da Semana da Pátria e do Amazonas

JOE_4195-(1)

Foi aberta nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação da Semana da Pátria e do Amazonas 2016. Com a temática “Educação transformando vidas”, o evento deve mobilizar mais de sete mil estudantes. O fogo simbólico da Pátria que marca o início da programação foi aceso na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, pelo governador em exercício, deputado estadual Belarmino Lins.

As programações cívicas são direcionadas para estudantes e a comunidade em geral, e tem por objetivo destacar os fatos históricos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província (5) e da Independência do Brasil (7). “Nos chama para despertar o patriotismo e a confiança no futuro do País. Entendo que ela sempre nos trás a ênfase do orgulho de ser brasileiro”, disse Belarmino Lins.

No dia 5 de setembro, às 7h30, acontece a Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1º presidente da Província do Amazonas). A solenidade será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), no Centro, zona Sul. Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, também no Centro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

JOE_4362

Com aproximadamente 7 mil estudantes, da rede estadual e municipal de ensino, bem como alunos da rede privada, o desfile escolar começará às 17h. Como acontecem tradicionalmente, os desfiles serão no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

No total, 15 pelotões vão passar na tradicional “avenida do samba”. “Além das escolas temos os escoteiros e igrejas. Temos envolvimento de sete mil alunos com uma grande novidade: esse ano, além de Manaus, estamos trazendo alunos de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Uma inovação nessa programação onde vamos destacar o poder transformador da educação”, ressaltou o secretário estadual de educação, Algemiro Ferreira.

Os municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva fazem parte da Região Metropolitana de Manaus e estão localizados, respectivamente a 27, 68, 117 e 57 quilômetros da capital, em linha reta.

No dia 6 de setembro, às 9h, na praia da Ponta Negra, acontece o Desfile Naval. No feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Cerimonial do Governo do Estado, será realizado o Desfile Militar, que também será no Centro de Convenções – Sambódromo.

Homenageados
Neste ano, três personalidades que fizeram história serão homenageadas. Na categoria vulto nacional será o artista plástico amazonense Moacir Couto de Andrade, falecido no mês passado. Ele iniciou sua carreira profissional como desenhista de construção, área que atuou por mais de duas décadas e dedicou sua vida a criar projetos na área de engenharia, ao mesmo tempo em que produzia suas obras de arte.

FOTOS: JOEL ARTHUS/SECOM