Governador Omar Aziz lança Campanha de Vacinação contra o HPV para o interior em Borba

DSC_2392Depois de lançar, na sexta-feira, 9 de agosto, a Campanha de Vacinação contra o HPV em Manaus, o governador Omar Aziz, esteve neste sábado, dia 10, em Borba (a 150 quilômetros de Manaus) para o evento de abertura da campanha para os 61 municípios do interior do Estado. O evento foi realizado às 9h, na Escola Estadual Balbina Mestrinho, no bairro Cristo Rei. Até o dia 30 de agosto, o Governo do Estado pretende aplicar a primeira dose da vacina contra o vírus causador do câncer de colo de útero em 116,5 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos, das quais 63.900 são do interior.

“Vamos chegar a todas as escolas. A vacinação será aqui na sede e também na área rural. Como temos que ter uma grande logística, as secretarias estaduais e municipais devem se unir para que possamos chegar em todas as comunidades e nenhuma menina na faixa de 11, 12 e 13 anos deixe de se vacinar”, disse o governador, que estava acompanhado da primeira-dama Nejmi Aziz, do vice- governador José Melo e do secretários de Saúde, Wilson Alecrim, e de Saúde, Rossieli Silva.

Um dos momentos marcantes do evento foi o depoimento emocionante da técnica em enfermagem Ordenice pinheiro, 30 anos. A irmã dela, Marcele Pinheiro, 25 anos, faleceu há quatro meses, vítima do câncer de colo de utero. “Se minha irmã tivesse tido essa oportunidade de se vacinar quando criança, hoje ela poderia estar aqui conosco”, disse, ao lado da filha, Débora, 11 anos, que também está na faixa etária definida pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para receberem a vacina. Borba foi o município escolhido pelo Governo do Estado para o lançamento da campanha no interior.

A vacinação ocorrerá em todas as escolas da rede pública estadual, municipal e particular de Manaus e do interior. “Vamos vacinar nas escolas das sedes dos municípios e também nas comunidades. Onde tiver uma escola, as equipes de vacinação estarão lá para garantir que todas as meninas dentro da faixa etária tenham acesso à vacina”, ressaltou o governador.