Governador Omar inaugura escola no Residencial Viver Melhor, que também vai ganhar um Ceti e outra escola padrão

_AFP2805

O governador Omar Aziz inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a Escola Estadual Professora Eliana Pacheco Braga, na primeira etapa do Residencial Viver Melhor, zona norte de Manaus. É a primeira das três escolas que o Governo do Estado pretende entregar no conjunto. “Estamos inaugurando esta escola, construindo uma outra de Tempo Integral (Centro de Educação de Tempo Integral – Ceti)  aqui e também temos que construir uma escola padrão no Viver Melhor II, para que a gente possa atender a comunidade, de modo que as pessoas não precisem se deslocar daqui com seus filhos para estudarem em outros lugares”, anunciou o governador.

 Segundo Omar Aziz, que estava acompanhado da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, o Governo do Estado está dotando o conjunto, cuja segunda etapa foi inaugurada no último dia 14 de fevereiro, de outros aparelhos públicos e de infraestrutura, entre os quais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com previsão de inauguração em maio próximo, uma delegacia e uma feira.

 O nome escolhido para a escola inaugurada nesta segunda-feira é uma homenagem à professora Eliana Socorro Pacheco Braga, falecida em um acidente aéreo em 2010 e que, em vida, dedicou-se à carreira educacional em Manaus. Com uma estrutura dinâmica e funcional, a escola segue o novo padrão estético aplicado às escolas da rede pública estadual, com ênfase principalmente na iluminação natural nos ambientes, na climatização das salas e acessibilidade interligando todos os blocos.

 Novo padrão arquitetônico – A escola conta com 12 salas de aula inseridas em uma arquitetura mais humanizada e posicionadas estrategicamente para melhor integração e aproveitamento dos espaços, oferecendo mais dinâmica no desenvolvimento pedagógico. A escola está atendendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, além de estudantes do ensino médio, no turno noturno.

 O governador ressaltou o novo padrão arquitetônico que vem sendo adotado para as novas escolas, que prioriza, entre outras coisas, um ambiente com mais conforto para os alunos. “Isso dá prazer das crianças virem para a escola. É o que estamos buscando – manter as crianças cada vez mais tempo dentro da escola”, concluiu Omar Aziz.

 Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, o diferencial está no melhor aproveitamento dos espaços nas novas edificações, não diferente da qualidade já empregada anteriormente, porém com mais interação e dinâmica em todos os setores. “A iniciativa do governador Omar Aziz junto à nossa secretaria é proporcionar mais sustentabilidade e ideias inovadoras para que sejam utilizadas no ambiente escolar. Este, por sua vez, é o local onde o jovem passa maior parte do seu tempo e isso, posteriormente, refletirá no seu desempenho”, explicou.

 Interior – No decorrer deste ano, 21 municípios receberão novas unidades escolares dentro do novo conceito arquitetônico. Ao todo, 38 obras escolares compõem o pacote de obras do Governo do Amazonas, cujo investimento chega a aproximadamente R$ 90 milhões. Além da capital, as obras estão em ritmo acelerado nos municípios de Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

 Homenagem – Ao inaugurar a escola no conjunto Habitacional Viver Melhor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), presta homenagem à professora amazonense Eliana Socorro Pacheco Braga que, em vida, dedicou-se à carreira educacional em Manaus. Filha mais velha de uma família humilde, nasceu no dia 7 de março de 1967, na comunidade do Paricatuba, no município amazonense de Novo Airão. Estudou boa parte de sua vida no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde concluiu o ensino médio aos 17 anos.