O Governo do Amazonas informa que durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), e do ponto facultativo de sexta-feira (31), será mantido o funcionamento dos serviços públicos essenciais. Na área da saúde, todas as unidades de urgência e emergência funcionarão normalmente. Na área de segurança, os Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) funcionarão em regime de plantão.
A rede estadual de urgência e emergência é formada por oito Serviços de Pronto Atendimento (SPA). O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que os SPAs oferecem atendimento médico para os casos de urgência de baixa e média complexidades, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal estar súbito.
Para os casos de urgência e emergência graves a rede conta com seis pronto-socorros, sendo três adultos e três para o atendimento exclusivo de crianças. Para o atendimento às grávidas a rede estadual de saúde disponibiliza sete maternidades que funcionam todos os dias, 24 horas, oferecendo atendimento ao binômio mãe/bebê, no pré-parto, parto e pós parto.
As unidades do programa Farmácia Popular não funcionarão no feriado, mas abrirão normalmente na sexta-feira, das 8h às 17h e, no sábado, das 8h às 13h. As unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e Policlínicas, não terão atendimento na quinta e sexta-feira, retornando às atividades na segunda-feira (3), a partir das 7h.
Segurança – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) determinou a manutenção de escala de plantão para garantir o policiamento ostensivo e comunitário em todas as zonas da capital. De acordo com a Polícia Civil do Estado do Amazonas, durante o feriado, onze Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) funcionarão em regime de plantão, além da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e da Delegacia Especializada em Atos Infracionais (DEAI).
PAC’s – As unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) não atenderão durante o feriado, retornando às atividades na segunda-feira (3).