Ópera, cinema, música e espetáculos de dança farão parte da agenda dos trabalhadores da educação do Estado e do Município de 16 a 26 de julho. O “Balaio Cultural da Educação” foi lançado nesta segunda-feira, 9 de junho, pelo governador do Amazonas, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa, zona oeste, e é uma ação integrada do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.
Para participar dos eventos culturais os servidores precisam estar em exercício regular e fazer a inscrição nos sites da Seduc (www.educacao.am.gov.br/),) e da Semed (www.semed.manaus.am.gov.br) no período de 11 a 17 de junho. No ato da inscrição, o educador também terá a opção de inscrever um acompanhante. Após esse processo, será gerado um código de inscrição que deverá ser apresentado no dia do evento escolhido.
Todas as atividades serão realizadas em Manaus e serão gratuitas, mas o profissional da educação que atua no interior do Estado e estiver na capital no período também poderá se inscrever e participar. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com o apoio da Secretaria e Estado da Cultura (SEC), Fundação Municipal de Cultura, Turismo Eventos (Manauscult) e instituições privadas, como o Shopping Ponta Negra e o Centro Educacional Século participam da ação.
De acordo com José Melo, a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado garante a formação de políticas públicas que poderá virar lei. “A atividade cultural é importante é extremamente importante para a formação das pessoas. Por isso, nas nossas escolas, vamos ter isso. Iniciamos essa atividade neste ano como forma pioneira, mas já conversei com o prefeito Arthur Neto para transformamos isso em lei para que todo recesso escolar, todos os gestores da educação possam ter acesso às atividades culturais”, afirmou.
Durante o evento, Melo também destacou a atuação da Prefeitura com o Governo do Estado em outras áreas, como a saúde e nas obras de infraestrutura da cidade. Para o prefeito Arthur, a ação valoriza o profissional da educação que adquire bagagem cultural. “A ideia é fazer deste ‘Balaio da Educação’ uma política pública de reciclagem e aprimoramento intelectual dos professores. Eu vejo que isso irá evoluir para intercâmbio com outros estados”, afirmou.
Programação – A abertura do “Balaio Cultural da Educação” acontecerá, às 18h da próxima segunda-feira, 16 de junho, com a apresentação do espetáculo “Pop-Ópera” pela Amazonas Filarmônica, no Teatro Amazonas.
No dia 19, a programação conta com o espetáculo “Herança Africana”, às 18h, no Teatro Amazonas. O espetáculo é apresentado pelo Balé Folclórico do Amazonas e faz um resgate dos ritmos que influenciaram a dança brasileira e originaram um dos gêneros mais expressivos da cultura negra, o samba.
Nos dias 20 e 24, o Shopping Ponta Negra funcionará mais cedo para receber os educadores para sessões de cinema gratuitas com os filmes que estarão em cartaz. A programação inicia a partir das 9h. Durante o dia, também haverá as apresentações musicais de Lucinha Cabral, Serginho Queiroz, Official 80 e Grupo Imbaúba e o poeta Celdo Braga, no centro de compras. Os educadores poderão se inscrever apenas em um dos dois dias das sessões de cinema.
E para encerrar as atividades, no dia 26, haverá um momento de recreação para educadores e filhos com apresentação do espetáculo “A Branca de Neve”, da Companhia de Teatro Metamorfose e presença dos personagens do filme “Frozen – Uma Aventura Congelante”, das 8h às 11h, no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Ainda pela manhã, haverá programação no Teatro Século, localizado na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
No local, haverá ainda o show de humor de Márcio Braga, seguido pela palestra do “Contador de Histórias”, Roberto Carlos Ramos. Roberto é pedagogo, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduado em Literatura Infantil pela PUC-MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha (França).
Em 2001, foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos. A programação será das 8h às 11h e, apenas nesta atividade, não serão disponibilizadas vagas para acompanhantes dos educadores.
FOTO: ROBERTO CARLOS/AGECOM