Inédito: Prefeitura de Alvarães concede abono para professores da educação

O prefeito de Alvarães (AM), Lucenildo Macêdo, anunciou na quarta-feira (22) no ginásio Ermelino Vieira, abono salarial de até R$ 33 mil para os trabalhadores da rede municipal de educação, que é formada pela Secretaria Municipal de Educação.
O benefício é resultante de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujo saldo será distribuído à categoria, conforme permite a Lei 14/2020, a Lei do Fundeb, e será pago independentemente do décimo terceiro salário. Essa quantia é fruto excedente do Funded a partir das ações de incentivo às nossas crianças e adolescentes nas escolas.

O pagamento alcançará profissionais de educação municipal concursados e temporários, entre professores, merendeiras, porteiros e outros que atuam na rede de ensino municipal e será proporcional ao tempo de serviço no ano de 2021. Para quem está na rede há 10 meses janeiro, o valor previsto a ser repassado é de R$ 13.750,00. Já servidores da educação que ingressaram na rede depois do início do ano receberão o valor correspondente ao tempo de serviço prestado no ano.

Segundo exemplificou a prefeitura, quem trabalhou o ano todo receberá o valor cheio, o equivalente a 10/12; e quem trabalhou a metade do ano, terá direito a 50% do valor ou 6/12. O cálculo é similar ao feito para o pagamento do décimo terceiro salário.

“Apesar da crise financeira no município e da pandemia, que exigiu investimentos adicionais, e abandono de anos, nós aplicaremos os 25% obrigatórios na educação, conforme determina a Constituição Federal. Estamos investindo para garantir a qualidade da educação municipal. São reformas em várias escolas da sede e da zona rural que garantem o funcionamento digno do sistema educacional municipal”, destacou Lucenildo Macêdo, logo que anunciou o abono do Fundeb.

REAJUSTES

Foi um dia histórico para a pequena Alvarães, distante 531 quilômetros de Manaus, no Médio Solimões. Professores municipais prestigiaram em peso o anúncio inédito proporcionado pelo jovem prefeito Lucenildo que está em seu primeiro mandato. “Nestes dois últimos anos, atravessamos diversos obstáculos na educação, com a continuidade do ensino de forma remota e híbrida. Devemos reconhecer o trabalho dos professores e das professoras, que garantiram o ótimo dos estudantes , O abono é uma das formas de reconhecer e valorizar o trabalho destes profissionais”, disse emocionado.

A tabela de abono assim ficou definida com valores em reais:

40 horas efetivo – 33.000,00

20 horas efetivo – 16.500,00

Contratado 2 meses – 2.750,00

Contratado 3 meses – 4.125,00

Contratado 4 meses – 5.500,00

Contratado 6 meses – 8.260,00

Contratado 8 meses – 11.000,00

Contratado 9 meses – 12.375,00

Contratado 10 meses – 13.750,00

A professora Miriam de Souza Gomes, 32 anos, trabalhando na educação há 10 anos destacou nunca ter visto um gesto tão comprometido com a educação. “Em em todos esses anos nunca vi um gestor compromissado como o atual prefeito, que cumpriu com sua palavra que iria pagar o maior abono salarial do Estado. Hoje sim temos a sensação de ter classe valorizada”, destacou a professora Miriam de Souza Gomes.

*Com informações da assessoria/Fotos Divulgação