Josué Neto é eleito presidente da ALEAM com 21 votos

Dep.-Josué-NetoO deputado estadual Josué Claudio de Souza Neto (PSD) foi eleito, nesta quinta-feira (20), o novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) para o biênio 2013/2014, com 21 votos dos 24 deputados da Casa, que estavam todos presentes na reunião. A chapa de oposição, liderada pelo deputado Marcelo Ramos (PSB), contabilizou os três votos de seus componentes, que incluíam também os deputados Luiz Castro (PPS) e José Ricardo Wendling (PT).

O atual presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), candidato a corregedor do Legislativo, venceu a disputa pela Chapa 1 contra o deputado José Ricardo Wendling (PT), da chapa 2, por 21 votos contra três.

O restante da chapa de Josué Neto, também venceu as eleições para compor a Mesa Diretora nos próximos dois anos, e passa a ter a seguinte configuração: Belarmino Lins (PMDB – 1º vice-presidente), Artur Bisneto (PSDB – 2º vice-presidente), Conceição Sampaio (PP – 3ª vice-presidente), Vicente Lopes (PMDB – Secretário-Geral), Wilson Lisboa (PCdoB – 1º Secretário) e Vera Castelo Branco (PTB – 2ª Secretária). Foram 22 votos favoráveis à base governista contra dois da chapa de oposição.

Em seu discurso, Josué Neto disse que sua candidatura foi lançada há apenas dois dias, como forma de apaziguar uma luta interna travada entre dois deputados da base aliada, no caso, Marco Antônio Chico Preto e Ricardo Nicolau (ambos do PSD, mesmo partido do novo presidente e do governador Omar Aziz).

Segundo ele, seu candidato era o atual presidente, Ricardo Nicolau, que tentava a reeleição através de uma Emenda à Constituição Estadual, mas como a base do governo estava dividida, o governador Omar Aziz resolveu lançar seu nome. “Sou um soldado especialista em apagar incêndios e minha candidatura faz parte de uma missão e de um compromisso político”, disse Josué Neto ao lembrar que seu avô, Josué Claúdio de Souza e seu pai, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, já ocuparam a Presidência da ALEAM em décadas diferentes. “Agora chegou a minha vez de presidir este Poder, de onde pretendo sair com as mãos limpas, em janeiro de 2015, como meu avô e meu pai fizeram”, disse ele.

Josué Neto prometeu ser um presidente democrático e disposto a ouvir a todos os deputados da Casa Legislativa.

Para Marcelo Ramos, sua candidatura não era contrária a pessoa do deputado Josué Filho, “mas ao Poder Executivo” que, segundo ele “mais uma vez se intrometeu nas ações do Legislativo e impôs sua vontade”.

Na opinião de Marcelo Ramos, o Poder Executivo “teve conduta autoritária”, e ele criticou as atitudes da atual gestão Estadual. “Tal iniciativa de indicar, ou interferir no processo de eleição do presidente desta Casa fere a democracia e a independência entre os Poderes”, concluiu.

Fonte: Ascom

Foto: Hudson Fonseca