Junta Comercial do Amazonas moderniza sistema e agiliza processo de abertura de novas empresas

pres--da-juceia-carlos-souza--(1-de-1)

O cidadão interessado em iniciar o processo de abertura de novas empresas no Amazonas agora vai poder realizar o procedimento por meio da internet. Desde o dia 8 de setembro, o processo de formalização de pequenas, médias e grandes empresas na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) passou a ser informatizado, por meio da “Junta Digital”, sistema que garante aos empreendedores mais rapidez e menos burocracia para abrir um novo negócio.

De acordo com o presidente da Jucea, Carlos Souza, anteriormente a pessoa interessada em abrir uma empresa no Estado precisava se dirigir à sede do órgão com uma série de documentos para dar entrada no pedido. Após essa primeira etapa, técnicos da Jucea faziam uma avaliação da documentação e, caso estivesse regular, autorizavam a constituição. Todo o trâmite demorava em torno de três dias, para empresas de médio porte.

A partir de agora, por meio do endereço eletrônico www.empresasuperfacil.am.gov.br, o empreendedor vai realizar online todo o procedimento de cadastro, inclusive apresentação de documentação. A Jucea emitirá parecer sobre a solicitação em aproximadamente 45 minutos.

Carlos Souza afirma que, além de agilizar o processo, o novo método também vai trazer economia financeira ao órgão, com a redução no número de processos físicos. “A Jucea não pode ser um entrave para o Governo, ela é a porta de entrada para a economia do Estado. Com apenas uma via de papel, será possível cadastrar uma empresa. Entendemos que se dificultarmos o acesso de abertura de empresas estaremos dificultando a vida financeira e econômica do Estado”, frisou.

O presidente da Jucea destacou ainda que o empreendedor vai poder acompanhar pela internet todo o processo de autorização para a criação da empresa. Ele ressaltou que outros órgãos como Prefeitura de Manaus, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Fazenda e Receita Federal, passam a ser interligados por meio do site, dando ainda mais agilidade para concessão da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Avanço – De acordo com Carlos Souza, embora este seja um ano economicamente difícil, o número de novas empresas criadas no Amazonas de janeiro até o mês de julho de 2015, foi maior que no mesmo período do ano passado. Nos primeiros sete meses deste ano, foram constituídas 3.371 novas empresas, enquanto em 2014 foram 3.110.

A arrecadação de receita do Estado com as novas empresas também apresentou evolução. No primeiro semestre de 2015 chegou a R$ 5,3 milhões, enquanto no mesmo período de 2014, ano em que a economia apresentava bons índices principalmente por conta da Copa do Mundo no Brasil, a arrecadação foi de R$ 4,7 milhões.

Fotos: Roberto Carlos/Secom