Bairro antes considerado “área vermelha” nos indicadores de criminalidade, o Mauazinho, na zona leste de Manaus, registra redução de 70% nos índices de homicídio e de 51% nas ocorrências de roubos, de janeiro a abril deste ano, em comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Secretaria Executiva do Ronda no Bairro, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que atribui o resultado ao programa Ronda no Bairro, que está em operação na região dede julho do ano passado. No último dia 30 de abril, o Mauazinho recebeu o novo 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP), reformulado e ampliado.
Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registrados no bairro três casos de homicídios, enquanto no mesmo período de 2012 foram dez registros desse tipo de crime. Os casos de roubos reduziram de 121 para 59, no mesmo período de comparação. Entre agosto e dezembro de 2012, após a implantação do programa Ronda no Bairro, a ocorrência de crimes no Mauazinho reduziu, em média, 41%, com destaque para a diminuição do registro de roubos, que caiu 36%, e de furto (-50%), na comparação com iguais meses de 2011.
Segundo o delegado do 29º DIP, Jamilson Pacheco, o Ronda no Bairro, que tem como princípio o policiamento comunitário, apresentou bons resultados também no que diz respeito ao tráfico de drogas. “Desde a implantação, com o preenchimento dos espaços, a polícia conseguiu inibir e coibir, principalmente o tráfico de drogas no bairro e isso se deve a participação dos moradores que passaram a confiar e denunciar mais”.
Líder comunitário há 13 anos no bairro, Frank Barros, acredita que a integração entre a comunidade e polícia, por meio do Ronda no Bairro, tem contribuído para a diminuição dos índices de criminalidade na região. Ele defende, inclusive, que a mesma política de proximidade se estenda para outras demandas na comunidade, como nas áreas de saúde e educação.
A diretora da Escola Estadual Berenice Martins, Maria de Jesus Atanásio, que atende alunos do sexto ano do Ensino Fundamental até o erceiro ano do Ensino Médio, também destaca a melhoria na segurança do bairro com a implantação do programa. Segundo ela, antigamente havia professores que temiam trabalhar nas escolas do bairro pela sensação de insegurança. “Hoje isso mudou. Muita gente quer trabalhar aqui porque sabe que tem o Ronda no Bairro, que tem mostrado resultado ao dar mais tranquilidade para a população”.
Maria de Jesus também destaca que o trabalho realizado pelos policiais militares e civis tem ajudado a diminuir os casos de violência entre os jovens e adolescentes do bairro, inibindo brigas entre alunos e tornando o ambiente escolar mais saudável e receptivo.
Raimundo Rodrigues Reis, morador do bairro há 23 anos, também é outro que conviveu durante muito tempo com a insegurança e que hoje percebe a mudança. “A segurança melhorou bastante, antes tínhamos muitos casos de crimes que hoje não existem. Tanto que o número de mortes hoje praticamente não existe mais.”