Omar Aziz entrega caminhões coletores de lixo para oito municípios e anuncia aquisição de novos veículos até o fim do ano

Foto Alex Pazuello-Agecom (5)O governador Omar Aziz entregou na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, Crespo, zona sul), os caminhões coletores de resíduos sólidos para oito municípios do interior: Anorí, Barcelos, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Novo Airão e Urucará. Cada município foi contemplado com um caminhão equipado com caixa coletora e compactadora de resíduos sólidos de 12m3 para a realização da coleta de lixo.

 

Durante a assinatura do termo de repasse e entrega dos veículos, Omar Aziz garantiu que, até o final do ano, outros municípios deverão ser contemplados com a entrega de caminhões coletores. “Além desses, vamos comprar mais carros coletores, com recursos do Estado. Existe compromisso com os outros municípios que também estão precisando”, disse o governador, ao ressaltar a importância de parcerias entre os governos estadual, federal e as prefeituras para se fazer cumprir a Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que estabeleceu prazo até 2014 para os municípios porem fim aos seus lixões.

 

Os veículos foram adquiridos a partir de um convênio celebrado entre o Ministério da Defesa e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), dentro do Programa Calha Norte, no valor de cerca de R$ 2,07 milhões, com contrapartida de 10% do Governo Estadual. A entrega dos veículos faz parte das ações de governo direcionadas à execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo um passo essencial para a estruturação do gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios contemplados.

 

Segundo a SDS, cada caminhão custou R$ 259.695,00 e a aquisição foi feita por meio de Pregão Eletrônico. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Átila Lins (PSD). Outros 15 caminhões coletores estão em processo de aquisição, via emenda parlamentar e recursos diretos do Estado para serem entregues ainda este ano.